Clicky

Coleção com 200 texturas gratuitas para download

O uso de texturas em projetos que envolvem a modelagem 3d é extremamente importante para colocar as superfícies dos objetos 3d dentro de algum contexto. Essa é uma das minhas definições preferidas sobre texturas, que conseguem dar significado a modelos 3d até então abstratos e sem característica específica. Cada ferramenta 3d apresenta suas particularidades na aplicação dessas texturas em objetos 3d, mas podemos seguir alguns conceitos básicos como o uso de mapas UV, normais e displace que funcionam de maneira muito parecida em todos os softwares.

Mas, o conhecimento sobre as texturas em si não é o maior problema relacionado com a sua plicação em projetos de modelagem 3d. Na verdade, o principal problema desse recurso é exatamente o acesso a uma boa coleção de imagens que possa ser usada como textura. Caso você não tenha começado a colecionar as suas texturas para projetos 3d, recomendo fazer uma visita ao creative design magazine que conseguiu reunir uma excelente coleção com 200 texturas gratuitas para download.

textura-gratuita-madeira.jpg

A coleção de texturas impressiona pela variedade oferecida. Esses são alguns dos temas existentes:

  • Papéis de parede antigos;
  • Papel sujo e manchado;
  • Superfícies sujas e envelhecidas;
  • Tábuas de madeira para fazer tiling;
  • Piso de concreto;
  • Tecidos antigos;
  • Penas de pássaros;
  • Livros antigos;
  • Madeira suja;
  • Pinturas abstratas;

Esses são apenas alguns dos títulos disponíveis na coleção e que deve ajudar em muitos projetos, principalmente se o ambiente for ambientado em lugares com texturas envelhecidas e que precisem de muita contextualização. A quantidade de material que disponibiliza opções envolvendo sujeira ou superfícies envelhecidas é bem generosa.

Mesmo que você não faça uso de imediado dessa coleção de texturas, recomendo que os arquivos sejam copiados para referencia futura, e para que seja possível depois agregar uma boa quantidade de texturas para usar em projetos. Sempre que preciso de uma textura específica posso pesquisar nos meus arquivos e encontrar uma imagem que possa ao menos ajudar na definição da superfície. Nem sempre encontro o material desejado, mas ao menos posso tentar mesclar imagens em softwares de edição tentando conseguir o melhor efeito com o que já tenho.

Quer saber quais imagens já tenho? Essa lista deve ajudar.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Claudia Patricia 16/12/2010 em 8:46 am

    Não consegui acessar as texturas gratuitas para downloads, não tem nada que indique o download efetivo!

    obrigada
    Claudia

  2. Rogério 05/11/2012 em 12:15 pm

    E as texturas? como as baixo?

  3. Ricco 05/11/2012 em 7:32 pm

    Não existe o menor meio de baixar as texturas. Deve ter ocorrido algum problema. Por favor, me avise quando isso for consertado. Um abraço.

  4. Italo 07/11/2012 em 10:18 am

    Não conseguí baixar. Obrigado.

  5. Allan Brito 08/11/2012 em 8:09 pm

    Os primeiros pacotes de texturas estão realmente offline, mas os outros estão funcionando. Acabei de testar aqui 🙂

Deixar Um Comentário