A escolha de um bom computador para trabalhar em projetos de computação gráfica 3D é um desafio para qualquer pessoa, desde os que tem mais experiência com esse tipo de configuração e principalmente nos casos de usuários iniciantes. Nas minhas aulas e até aqui pelo formulário de contato do Blog, as pessoas sempre me consultam sobre o melhor hardware para trabalhar com computação gráfica. Para conseguir montar um bom computador para esse tipo de trabalho você deve unir bom poder de processamento, e também uma GPU capaz de aproveitar os renderizadores com suporte a essa tecnologia.

Mas, apenas saber o que é preciso não basta. Já tive a oportunidade de conhecer várias pessoas que fizeram o upgrade da placa de vídeo, procurando melhorar a performance do sistema, mas acabaram com problemas. Isso acontece devido a incrível demanda por energia das placas de vídeo, que acabam acarretando a troca da fonte do gabinete junto com a placa de vídeo, dependendo do modelo escolhido, isso pode ser determinante para evitar a sobrecarga do sistema como um todo.

Uma opção para evitar esse tipo de transtorno com a mistura de diversos componentes é a escolha de um computador já preparado para computação gráfica, em que tudo foi projetado para funcionar. Por exemplo, os computadores comercializados pela First Place são um exemplo de como esse tipo de equipamento, preparado para computação gráfica pode ser ajustado para máxima performance em softwares gráficos.

intel_core_i7_left_side

O modelo chamado de Core i7 Render é um desses computadores que oferece uma plataforma com:

Com essa quantidade de memória RAM você vai precisar usar um sistema operacional de 64 bits para aproveitar todo o poder do computador, mas assim que o sistema e os softwares estiverem funcionando, a velocidade e desempenho da manipulação de grandes imagens e modelos 3d complexos deve ser feita com relativa facilidade.

A GPU do computador também é outro atrativo, pois ela é da linha profissional da Nvidia. Se o Core i7 não resolver o render dos seus projetos, aproveite um dos renderizadores baseados em GPU como o SmallLuxGPU, iRay ou VRay RT.

Se você está procurando um computador para trabalhar com computação gráfica 3d ou 2d, recomendo uma visita a página da First Place para conferir essa opção com Core i7, ou mesmo as outras configurações disponíveis no web site deles.