O processo de animação que envolve a criação de seqüências animadas pode ser bem trabalho, e em alguns casos ser um entrave para o desenvolvimento de projetos. Algumas semanas atrás fui consultado por uma equipe que precisava criar pequenas animações destinadas a jogos 3d, mas que envolviam apenas o movimento de personagens. Por exemplo, uma pessoa passando por trás de uma janela caminhando. O problema é que a equipe não dispunha de nenhuma pessoa com conhecimentos para realizar esse tipo de animação, e mesmo se possuísse seria trabalhoso para o projeto, devido aos prazos, se dedicar a criar movimentos que podem ser aproveitados de outras fontes.

Existe animação pronta? Sim, em várias situações e projetos é possível recorrer a enormes bibliotecas de arquivos oriundos de processos de captura. Você já deve ter visto em documentários o processo de captura de movimento, em que atores vestem roupas especiais para ter a dinâmica dos seus movimentos gravada no computador. Depois, podemos pegar esses dados e ligar em esqueletos associados a personagens 3d. O processo é conhecido pela sigla Mocap (Motion Capture).

Se você quiser conferir uma extensa biblioteca gratuita de arquivos com extensão BVH que podem ser importados no Blender, 3dsmax e vários outros softwares.

Esse mesmo web site disponibiliza arquivos chamados de premium, que custam caro para comprar, mas prometem tempos maiores na captura e reprodução de ações.

Com recursos assim é possível trabalhar de maneira rápida com a criação de personagens que desempenham pequenos movimentos de maneira muito rápida. O ponto negativo é que perdemos o controle sobre a dinâmica da animação, assim como a parte artística da animação. Esse é um ponto polêmico sobre o uso da tecnologia, pois o animador não tem como fazer muitas alterações na dinâmica, e impor coisas simples como o timing dos movimentos, que é um dos diferenciais em projetos de animação.

Por isso, sempre recomendo para meus alunos o conhecimento da tecnologia como forma de contornar problemas em que por melhor que seja o animador, a sua habilidade não consegue produzir no prazo estipulado. Nesses casos o uso da tecnologia é justificável, mas sempre que possível o ideal é partir para a animação tradicional usando controles e a velha timeline.