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Biblioteca gratuita de arquivos com captura de movimento

O processo de animação que envolve a criação de seqüências animadas pode ser bem trabalho, e em alguns casos ser um entrave para o desenvolvimento de projetos. Algumas semanas atrás fui consultado por uma equipe que precisava criar pequenas animações destinadas a jogos 3d, mas que envolviam apenas o movimento de personagens. Por exemplo, uma pessoa passando por trás de uma janela caminhando. O problema é que a equipe não dispunha de nenhuma pessoa com conhecimentos para realizar esse tipo de animação, e mesmo se possuísse seria trabalhoso para o projeto, devido aos prazos, se dedicar a criar movimentos que podem ser aproveitados de outras fontes.

Existe animação pronta? Sim, em várias situações e projetos é possível recorrer a enormes bibliotecas de arquivos oriundos de processos de captura. Você já deve ter visto em documentários o processo de captura de movimento, em que atores vestem roupas especiais para ter a dinâmica dos seus movimentos gravada no computador. Depois, podemos pegar esses dados e ligar em esqueletos associados a personagens 3d. O processo é conhecido pela sigla Mocap (Motion Capture).

Se você quiser conferir uma extensa biblioteca gratuita de arquivos com extensão BVH que podem ser importados no Blender, 3dsmax e vários outros softwares.

Esse mesmo web site disponibiliza arquivos chamados de premium, que custam caro para comprar, mas prometem tempos maiores na captura e reprodução de ações.

Com recursos assim é possível trabalhar de maneira rápida com a criação de personagens que desempenham pequenos movimentos de maneira muito rápida. O ponto negativo é que perdemos o controle sobre a dinâmica da animação, assim como a parte artística da animação. Esse é um ponto polêmico sobre o uso da tecnologia, pois o animador não tem como fazer muitas alterações na dinâmica, e impor coisas simples como o timing dos movimentos, que é um dos diferenciais em projetos de animação.

Por isso, sempre recomendo para meus alunos o conhecimento da tecnologia como forma de contornar problemas em que por melhor que seja o animador, a sua habilidade não consegue produzir no prazo estipulado. Nesses casos o uso da tecnologia é justificável, mas sempre que possível o ideal é partir para a animação tradicional usando controles e a velha timeline.

2017-04-11T10:27:00+00:00 By |Animação|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Tensou 26/11/2010 em 1:12 am

    Boa noite, Professor!

    Seu blog está 10². Parabéns!

    Você poderia me recomendar algum livro (iniciante++) com relação a modelagem/animação? Tenho observado a parte de livros recomendados, porem diante de tantos fico na dúvida de pegar um que não seja tão básico e terminar me “perdendo” no assunto.

    Forte abraço!

  2. josias luis da silva 27/11/2010 em 2:42 pm

    eu gostaria de ter baixado um programar este. mas nao teve a sorte de baixa.caso vc nao possa manda um para me. eu dizisto OK anteciosamente. JOSIAS

  3. Bruno Soares 07/12/2010 em 9:24 am

    Boas pessoal! Se alguem quiser fazer download de ficheiros de Mocap GRATUITOS, TRATADOS e em VARIOS FORMATOS vejam no site do MOVLAB – movlab.ulusofona.pt

    Abraço 😉

  4. Motcap 01/10/2014 em 2:20 pm

    Muito obrigado para os dados de animação

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