Blender 3D Guia do Usuário quarta edição disponível

É com grande satisfação que comunico a todos os leitores e pessoas que estavam aguardando anciosamente, assim como eu, o lançamento do Blender 3D Guia do Usuário na sua quarta edição, que a Novatec editora finalmente recebeu os exemplares da gráfica. Isso significa dizer que se você quiser, já pode comprar o seu exemplar diretamente no web site da editora, que eles já podem fazer o envio de imediato. A história dessa atualização durou praticamente o ano de 2010 inteiro, começando em Março desse ano. Nessa data comecei para valer a trabalhar na atualização do material do livro, terminando o processo em meados de Maio. Depois da fase natural de revisão e diagramação da editora, apareceu a primeira versão Beta do Blender 2.5.

Sim, essa versão trazia o conjunto de ferramentas que veríamos futuramente na versão estável do Blender 2.5, mas ainda com um pouco de instabilidade e trabalho de refinamento no código para ser feito. O resultado é que voltei para a estaca zero, e fiz nos próximos dois meses a maior atualização que o livro já tinha passado. Esse é praticamente outro livro, pois além do texto as figuras foram todas refeitas para se adequar a nova interface do Blender.

blender3d-guia-usuario-4ed.jpg

O que mudou? A melhor resposta para essa pergunta é: praticamente tudo. A maneira com que o Blender funciona é a mesma, mas pequenos detalhes e pontos importantes do processo mudaram de lugar ou tiveram os nomes trocados. Na parte de conteúdo, o livro continua com a mesma organização:

  • Interface
  • Conceitos básicos
  • Modelagem
  • Exercícios de modelagem
  • Modificadores
  • Curvas
  • Texto
  • Materiais
  • Texturas
  • Iluminação
  • Animação
  • Exercícios de animação
  • Partículas
  • Animação baseada em física
  • Pós-produção
  • Add-ons (scripts)

De maneira geral, esses são os assuntos abordados no livro, sempre usando o Blender 2.53 para fazer os exemplos e exercícios do livro.

Percebeu alguma ausência? Sobre as edições passadas, você deve ter percebido que não existe mais um capítulo dedicado ao YafaRay. Na época em que a atualização foi feita, o addon para o YafaRay estava nos estágios iniciais do seu desenvolvimento. Acabei achando melhor remover o conteúdo do livro, e aguardar até que o software esteja estável.

Esse processo de atualização me lembra muito a primeira versão do livro, que escrevi ainda em 2005 e que foi toda baseada na versão 2.37 do Blender. Depois de montar todo o material e formatar o conteúdo do livro, apareceu a versão estável do Blender 2.40/2.41 introduzindo o sistema de modificadores e mudando muita coisa na barra de propriedades. O resultado? Com o material pronto, precisei refazer muito do seu conteúdo.

Deu muito trabalho, mas se você acompanha o Blog e me segue pelo Twitter, deve saber o quanto eu gosto de pesquisar e estudar esses assuntos. No final, até me divirto desvendando essas novas opções e ferramentas.

Espero que você goste da nova edição e possa se atualizar em relação do Blender 2.5!

Atualização: A Novatec está com uma promoção no web site deles. Se você informar o código B3D4 no momento da compra, o livro sai com desconto (20%)! O código é válido até 15/12/2010.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

16 comentários sobre “Blender 3D Guia do Usuário quarta edição disponível”

  1. muito bom, hj a tarde ja comprei o meu, ja tenho a primeira edição, mais com a versão nova ainda não tive muito tempo de pesquisar, trabalho com o blender fazendo maquetes e não tive muito tempo pra pesquisar as novas funções, só por alto. Esse livro veio em boa hora, gosto da liguagem que o Allan usa no livro, muito simples, facil de entender. Perfeito pra iniciantes e veteranos, atende a todos. Parabens Allan, não recebi ainda o livro mais tenho certeza que ficou um ótimo trabalho!

    Sérgio.

  2. Olá Allan Brito eu comprei a edição 3 do teu livro que posso fazer para poder usufruir de alguma forma a nova edição. Obrigada e continuação de um bom trabalho como tens vindo a nos brindar todos dias pelo teu blog e não so. Ass: Miguel Rato – Portugal

  3. Eu gosto muito do Blender e estou querendo passar a usá-lo em trabalhos profissionais, por isso resolvi me dedicar a estudá-lo agora. Mas gostaria de dizer que o preço do seu livro está proibitivo.
    Cliquei no link bastante empolgado para comprá-lo ajudando o autor do blog que acompanho, versão em português e tudo mais. Mas simplesmente não acho o preço justo.
    Recomendo que lance uma versão digital com custo reduzido ou algo do tipo, recentemente comprei em formato digital um livro sobre o próprio blender por menos de trinta reais, o livro é do exterior.

    Estou dizendo de forma sincera, não estou querendo xingar nem nada do tipo. É na boa intenção mesmo. O livro está custando mais caro do que equivalentes vindos do exterior incluindo o custo de frete.

  4. Caro amigo Allan quero parabenizá-lo por mais este trabalho além de tantos outros, que é o de nos informar tudo a respeito de 3D. Sem precisarmos garimpar na rede.
    Já sou um velho arquiteto do tempo do 3DS for Dos, e graças a vc. e aos seus tutoriais, eu resolvi virar a mesa e partir primeiro para o Linux e depois para o Blender, o qual com o seu livro e os seus tutoriais já estou conseguindo ótimos resultados.
    O mais importante é que o pessoal que esta entrando para o mercado encontra informações a respeito de outros softwares, e abrem uma visão mais global e não a que o mercado e as universidades oferecem.
    Neste exato momento estou adquirindo o seu novo livro, e meus parabéns pela sua ajuda aos jovens e velhos.
    Abraços
    Celso Fontes

  5. Olá Allan!

    Eu gostaria de obter a 3º edição do livro, você tem como dizer como eu adquiro ela!

    Ficarei muito grato.

  6. Olha recomendo sem medo esse livro tenho a 3ª edição e foi ela que me abriu os “caminhos” para o blender,com o livro aprendi coisas que nem o curso de 4 meses de Blender 3D,ensinou…muito bom e que com certeza deve estar melhor…

  7. Eu estou super ansioso! Amanhã eu vou comprar a 4° edição do livro!
    Se todos os os comentários de elogios acima forem sinceros, eu estarei feito!
    A unica coisa que eu sei fazer é girar a câmera e tirar foto (pelo menos por enquanto).
    Eu acho que o preço é justo, apesar de salgado. Afinal, não é todo dia que se encontra um livro como esse em português.

    Até mais.

  8. Eu tenho a primeira edição do livro(muito bom), li aqui mesmo quando do lançamento da terceira edição que esta continha mais de 500 paginas. Por que nesta edição são apenas 488pags.Não que isso seja pouco. só curiosidade

  9. Oi Marcelo,

    O motivo da redução é que precisei remover o capítulo sobre o YafaRay que não estava nem em beta na época em que estava atualizando o livro, e os Add-ons que tinham quantidade bem menor também. Na terceira edição existia um capítulo bem extenso sobre scripts, mas agora tive que colocar apenas alguns que acompanham o Blender.

    Esses foram os dois motivos para a redução. Basicamente o capítulo sobre YafaRay e o de scripts.

    Abraços

  10. Olá,
    Meu livro chegou ontem via SEDEX (comprei sábado).
    É simplesmente maravilhoso! Eu fiquei muito satisfeito com o livro.
    Estou no capítulo 2 (Interface do Blender) e já deu para começar a desvendar esse software.
    Recomendo!

  11. Allan comprei seu livro !!! realmente é muito detalhado , estou na parte do Mapeamente UV hahahaha… so fiquei triste pq nao teve a parte da Game Engine

  12. Allan, como faço pra comprar esse livro? Já rodei toda a internet pra comprar mas onde vou está esgotado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *