Guia básico sobre modelagem para arquitetura com Blender 2.55

A modelagem 3d apresenta diversas particularidades e variações que se mostram presentes quando abordamos objetos com morfologia diferente. Por exemplo, a mesma técnica de modelagem usada para criar um personagem com características orgânicas, pode não ser a mais indicada para elaborar objetos com perfil mais geométrico. A técnica conhecida como modelagem poligonal, pode resolver a maioria dos problemas e morfologias, com a vantagem de dispor de mais controles para gerar formas geométricas. Esse é o caso da modelagem para arquitetura que usa muito a técnica da criação com base em polígonos.

Se você quiser um guia muito bom e completo para modelagem desse tipo de objeto já usando o Blender 2.55, encontrei essa semana um texto interessante que pode ser útil para arquitetos e estudantes. O material foi criado por um artista chamado Rafael, e publicado em um fórum destinado a ferramentas de código aberto para arquitetura em espanhol. Como você pode imaginar, o guia está em espanhol, mas nada que o Google não possa resolver.

guia-arquitetura-modelagem-blender.jpg

Como é esse guia?

O material é bem completo, inclusive apresentando uma introdução ao uso do Blender com os principais atalhos de teclado e opções da interface.

Nesse guia o autor usa como base para explicar o processo de modelagem para arquitetura com uma pequena planta que é importada para o Blender, usando o formato DXF que é comum para esse tipo de ambiente. Depois de importar o arquivo DXF com a base para a modelagem do ambiente, o autor passa para partes mais específicas da criação de uma maquete eletrônica como a modelagem das paredes e até mesmo escadas. No final temos até um pequeno guia de render que resulta na renderização de imagens mostrando o interior do ambiente.

Durante o processo o autor explica o funcionamento de opções simples, mas fundamentais para esse tipo de modelagem, como é o caso do extrude.

Por mais incrível que pareça, o guia mostra que usando as ferramentas mais simples e básicas do Blender como o extrude e opções de snap bem aplicadas, podemos trabalhar a modelagem de elementos que são tidos como complexos para usuários iniciantes, mas que na verdade tem apenas volume. Com um pouco de repetição e modificações bem aplicadas, podemos criar objetos para arquitetura.

Só faltou abordar a renderização avançada. Mas, como ponto de partida, o guia é excelente!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Guia básico sobre modelagem para arquitetura com Blender 2.55”

  1. Pingback: Guia básico para arquitetura com Blender 2.55 « netCAD 3D
  2. Ola!, Comecei a Criar Games Com Blender 2.49b
    Agora Com Essa Nova Versão Vejo Que a 2.55 é Um Pouco Mais Dificil, Porem, resultados Surpreendentes

    Ainda Nao Sei Muito Mexer Na 2.55, Como Por Exemplo, Fexar Uma Janela Dividida, Que No Blender 2.49 Era Apenas Apertar Botao Direito Sobre a Linha De Divisao e Fexar, Nesse Ainda Nao Sei Nem Sobre Isto….
    Gostaria Que Houvesse Tutoriais Encinando a Criar Um jogo Completo, Igual a De Um Colega Caleb Que Fez Um Tutorial Com Blender 2.45, Ja o Blender 2.49 a Logica e fisica è Mais Complicada, Sua Colisao Depende De Muito Quebra Cabeça e Solube Que a 2.55 é Bem Menos Complicado Na Parte Logica

    Obrigado

  3. Pingback: Guia básico para arquitetura com Blender 2.55 – Apenas mais um Blogue de multimédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *