Clicky

Guia básico sobre modelagem para arquitetura com Blender 2.55

A modelagem 3d apresenta diversas particularidades e variações que se mostram presentes quando abordamos objetos com morfologia diferente. Por exemplo, a mesma técnica de modelagem usada para criar um personagem com características orgânicas, pode não ser a mais indicada para elaborar objetos com perfil mais geométrico. A técnica conhecida como modelagem poligonal, pode resolver a maioria dos problemas e morfologias, com a vantagem de dispor de mais controles para gerar formas geométricas. Esse é o caso da modelagem para arquitetura que usa muito a técnica da criação com base em polígonos.

Se você quiser um guia muito bom e completo para modelagem desse tipo de objeto já usando o Blender 2.55, encontrei essa semana um texto interessante que pode ser útil para arquitetos e estudantes. O material foi criado por um artista chamado Rafael, e publicado em um fórum destinado a ferramentas de código aberto para arquitetura em espanhol. Como você pode imaginar, o guia está em espanhol, mas nada que o Google não possa resolver.

guia-arquitetura-modelagem-blender.jpg

Como é esse guia?

O material é bem completo, inclusive apresentando uma introdução ao uso do Blender com os principais atalhos de teclado e opções da interface.

Nesse guia o autor usa como base para explicar o processo de modelagem para arquitetura com uma pequena planta que é importada para o Blender, usando o formato DXF que é comum para esse tipo de ambiente. Depois de importar o arquivo DXF com a base para a modelagem do ambiente, o autor passa para partes mais específicas da criação de uma maquete eletrônica como a modelagem das paredes e até mesmo escadas. No final temos até um pequeno guia de render que resulta na renderização de imagens mostrando o interior do ambiente.

Durante o processo o autor explica o funcionamento de opções simples, mas fundamentais para esse tipo de modelagem, como é o caso do extrude.

Por mais incrível que pareça, o guia mostra que usando as ferramentas mais simples e básicas do Blender como o extrude e opções de snap bem aplicadas, podemos trabalhar a modelagem de elementos que são tidos como complexos para usuários iniciantes, mas que na verdade tem apenas volume. Com um pouco de repetição e modificações bem aplicadas, podemos criar objetos para arquitetura.

Só faltou abordar a renderização avançada. Mas, como ponto de partida, o guia é excelente!

2017-04-11T10:27:00+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Guia básico para arquitetura com Blender 2.55 « netCAD 3D 01/12/2010 em 6:52 pm

    […] Amplify’d from http://www.allanbrito.com […]

  2. Manoel j 03/12/2010 em 10:42 pm

    Ola!, Comecei a Criar Games Com Blender 2.49b
    Agora Com Essa Nova Versão Vejo Que a 2.55 é Um Pouco Mais Dificil, Porem, resultados Surpreendentes

    Ainda Nao Sei Muito Mexer Na 2.55, Como Por Exemplo, Fexar Uma Janela Dividida, Que No Blender 2.49 Era Apenas Apertar Botao Direito Sobre a Linha De Divisao e Fexar, Nesse Ainda Nao Sei Nem Sobre Isto….
    Gostaria Que Houvesse Tutoriais Encinando a Criar Um jogo Completo, Igual a De Um Colega Caleb Que Fez Um Tutorial Com Blender 2.45, Ja o Blender 2.49 a Logica e fisica è Mais Complicada, Sua Colisao Depende De Muito Quebra Cabeça e Solube Que a 2.55 é Bem Menos Complicado Na Parte Logica

    Obrigado

  3. […] se han dejado caer en el en el foro consultando el tutorial. Incluso, se le hizo referencia en un blog especializado en visualización arquitectónica. Pues bien, yo quería que la guía no sólo estuviera disponible en forma on-line, sino también […]

  4. Guia básico para arquitetura com Blender 2.55 – Apenas mais um Blogue de multimédia 18/09/2012 em 5:05 am

    […] Guia básico para arquitetura com Blender 2.55 1 Comment Amplify’d from http://www.allanbrito.com […]

Deixar Um Comentário