Os assuntos que geralmente abrangem os artigos aqui no blog são estritamente técnicos, e mostram como esse tipo de conhecimento pode demandar muito esforço e trabalho para a maioria dos artistas que precisa dominar todo o processo de criação na área de computação gráfica. Mas, apesar da parte técnica ser tema recorrente entre qualquer profissional ou estudante na área, ainda existe algo que dá arrepios em qualquer artista iniciante: determinar preços e custos para projetos. Em todos os artigos que já tive a oportunidade de escrever sobre esse assunto, a quantidade de perguntas e dúvidas que recebo por e-mail é significativa. Isso somada a minha experiência em sala de aula, mostra que a parte técnica se aprende com livros e textos, mas a determinação dos custos de um projeto pode ser muito pior.

Para ajudar nesse sentido, encontrei um software gratuito chamado FEAT que tem como objetivo ajudar a relacionar os custos fixos e o retorno necessário para determinado projeto, fazendo com que o mesmo fique viável para o artista. O download do software requer apenas a instalação do Adobe AIR, disponível para Windows e Mac.

calculo-projetos.jpg

Basta preencher os campos existentes na ferramenta para receber uma estimativa de quanto você precisa receber por um projeto, sempre se baseando em custos por hora de trabalho.

Se tem uma coisa que aprendi com o tempo é que não existe uma fórmula mágica para determinar os custos de um projeto, pois as variáveis são bem diferentes entre artistas e empresas.

Quer um exemplo?

A primeira coisa que você precisa relacionar para saber o quanto se deve cobrar por um projeto, são os seus custos fixos. Se você trabalha em casa, quanto é o custo mensal gasto em manutenção de internet, hardware, impostos, contas, impostos e etc.

Para os que tem empresa formalizada a coisa se complica um pouco mais, pois entra na lista dos custos os gastos com funcionários, encargos trabalhistas, aluguel e outros. Sem falar na infra de software! Você precisa comprar os softwares usados no processo?

Como você pode perceber o controle e conhecimento dos custos é fundamental para saber quanto você pode, e deve cobrar por um projeto. Assim você evita problemas, e pode manter um ciclo saudável de produção com baixos custos e bom retorno sobre o seu trabalho.