A criação de projetos de visualização para arquitetura faz uso intenso de ferramentas como o 3dsmax e VRay para gerar imagens, o que demanda dos artistas que pretendem trabalhar nesses escritórios ou estúdios que tenham algum tipo de conhecimento sobre essas ferramentas. Já tive vários alunos que tiveram que estudar especificamente o 3dsmax e VRay, apenas para conseguir colocações em estúdios que produziam imagens para arquitetura com essas ferramentas. Para os que nunca trabalharam com render no VRay, encontrei um tutorial simples e objetivo que mostra a configuração de uma cena externa para arquitetura.

O objetivo do tutorial é apenas mostrar configurar uma cena com iluminação realista proveniente do sol.

No tutorial que é basicamente um pequeno guia sobre como montar uma cena para gerar iluminação realista para maquetes eletrônicas, podemos perceber como o VRay apresenta uma quantidade razoável de parâmetros e opções, mas com os ajustes certos é possível gerar imagens realistas em pouquíssimo tempo.

No caso desse exemplo, a primeira coisa que o artista executa é a configuração de um domo que funciona como plano de fundo para todo o render. A criação desse tipo de elemento é perfeitamente válida como plano de fundo, inclusive permitindo pequenos movimentos de câmera que se adaptam perfeitamente a natureza curva do domo. Em algumas situações já vi projetos usarem muito bem grandes planos com texturas de céu aplicadas, simulando muito bem esse tipo de efeito.

Com o plano de fundo devidamente posicionado, podemos partir para o ajuste da iluminação. O processo é bem simples e consiste basicamente na criação de uma luz do VRay, seguida por alguns parâmetros básicos.

Mas, logo depois do primeiro render de teste a cena se mostra demasiadamente escura. Nesse ponto entra o ajuste dos parâmetros de render do próprio VRay. É importante entender que o ajuste desses parâmetros pode funcionar muito bem em projetos com pequenas variações, mas será necessário adequar muita coisa, principalmente se existirem diferenças na escala. O resultado final pode ser conferido no final do vídeo, com a criação de uma imagem bem iluminada e gerando um efeito que pode ser aproveitado na maioria dos projetos de renderização para arquitetura.