Nessa última semana estive revisando alguns livros para publicar um parecer aqui no blog, sendo que um deles é a atualização do já consagrado Google SketchUp Passo a Passo do João Gaspar. A série de livros do Gaspar é uma das melhores referências para quem precisa aprender de maneira rápida, e detalhada o funcionamento do SketchUp para arquitetura. O próprio título do livro já explica a metodologia usada na obra, que é realmente segmentada em vários pequenos passos para ajudar a compreender melhor o funcionamento do SketchUp. Com a atualização do SketchUp para a versão 8, o material foi prontamente atualizado para englobar as novidades do SketchUp Pro 8.

Um dos pontos positivos do livro é que apesar do título ser direcionado para o SketchUp Pro 8, a maioria do conteúdo pode ser aproveitando na íntegra na versão gratuita do SketchUp 8. Isso mesmo, as opções que não estão presentes na versão gratuita do SketchUp são poucas em relação do conteúdo do livro, como a importação de arquivos DWG.

sketchup-pro-8-livro-analise.jpg

O que é abordado no livro? Essa é uma lista com a divisão dos capítulos que já mostra um pouco do conteúdo:

  1. Começar a usar o SketchUp
  2. Como desenhar mais e melhor
  3. Sombras, cores e texturas
  4. Como organizar um projeto?
  5. Uma apresentação impressionante
  6. Como criar terrenos em 3D
  7. Montar pranchas no SketchUp Layout
  8. SketchUp, Google Earth e Armazém 3D
  9. Interação com outros programas
  10. Interface, menus, paletas e janelas

Do conteúdo apresentado nesses capítulos, o único que não tem aplicação direta na versão gratuita do SketchUp 8 é o de número 7, que aborda o uso do LayOut. Esse é um software especializado em montar pranchas para impressão, e que só está disponível para os usuários que comprarem o SketchUp Pro. Fora essa parte, podemos usar o conteúdo sem grandes problemas tanto na versão Pro como na gratuita.

Como já conhecia o trabalho do Gaspar a análise do livro foi bem simples e rápida, pois a metodologia que ele aplica no material é dinâmica e voltada para os usuários que partem do básico, até organizar projetos completos de arquitetura. Mas, isso não significa que o livro não possa ser usado por profissionais ou usuários experientes. Mesmo nesses casos, o livro serve como uma ótima referência para comandos ou funções do SketchUp 8, sem falar das novidades que já são bem explicadas.

Meu veredicto?

O livro é mais que recomendado a todos que precisam aprender o SketchUp 8!