O material que acompanha o DVD de Sintel é um dos melhores guias de aprendizado multimídia para o Blender 2.5, e que por enquanto ainda não foi disponibilizado na íntegra para download no webs site do projeto, mas isso é apenas questão de tempo. Enquanto você não pode conferir todo material, caso não tenha adquirido o DVD, que tal assistir aos tutoriais do Colin Levy? Mas, quem é Colin Levy? Ele é ninguém menos que o diretor de Sintel e responsável por muito do que assistimos no projeto, inclusive os ajustes no enredo. Para ajudar as pessoas que ainda estão aprendendo o Blender 2.5, ele decidiu colocar no seu web site pessoal a coletânea com todos os vídeos que acompanham o DVD de Sintel que foram de sua autoria.

Os vídeos são um conjunto de tutoriais em vídeo que mostram o funcionamento do Blender em vários aspectos, desde a explicação sobre a interface até partes mais complexas como retopologia e animação de grupos.

tutoriais-blender-25.jpg

No total podemos encontrar os 12 vídeos com os seguintes títulos:

  1. Interface e Local View
  2. Lamp Specials
  3. Parent Chain (hierarquias), OnlyRender
  4. Simplify, Open in OS
  5. Camera Switching (Alterando a câmera na animação)
  6. Lights Placement
  7. Cursor Origin, Link OB data
  8. Quick Render, Comp UI
  9. Seq. Color, Chart Addon
  10. Retopo, Projection
  11. F-Curve, Navigation
  12. Animation Groups

As explicações e o conteúdo dos tutoriais são de excelente qualidade e principalmente os usuários mais experientes do Blender devem gostar, pois os assuntos abordados em cada vídeo remetem na sua maioria a conteúdos existentes nas versões 2.4 do Blender. Portanto, se você quiser saber o que mudou em relação ao funcionamento básico do Blender na versão 2.5, usando Sintel como exemplo, recomendo assistir e copiar todos os tutoriais.

Caso você não tenha o DVD de Sintel, essa é a oportunidade de conhecer um pouco da qualidade e tratamento dado aos tutoriais existentes no conjunto com 4 discos, sendo um deles apenas para esse tipo de conteúdo.

Para em quem teve que aprender muito sobre as atualizações do Blender, enquanto estava atualizando o Blender 3D – Guia do Usuário para a quarta edição, esses vídeos seriam de grande ajuda na época. Pena que só tive acesso a eles com a chegada do DVD.