A simulação de grandes superfícies representando líquidos é um dos tipos mais complexos de simulação na área de computação gráfica, e pode representar um grande fardo para artistas equipamentos na renderização de uma animação ou mesmo imagem. Esse é um tipo de área em que softwares altamente especializados e sofisticados acabam tendo domínio sobre a preferência de artistas como é o caso do Real Flow. Mas, ainda existem opções promissoras na área do software livre como é o caso do Blender. Já faz um tempo que podemos trabalhar com simulação de fluidos no Blender, usando opções padrão para gerar objetos do tipo Mesh, simulando fluidos dentro de containers. Mas, em um futuro não muito distante talvez tenhamos opções para reproduzir grandes superfícies de fluido como oceanos de maneira bem simples e rápida.

O projeto Ocean Sim tem como objetivo exatamente trazer para o Blender uma interface que permita reproduzir esse tipo de situação. A imagem abaixo mostra um exemplo de como esse tipo de ferramenta pode prover o controle sobre as superfícies com base em diversas opções paramétricas, que muito provavelmente podem receber keyframes segundo a nova arquitetura da versão 2.5, em que tudo é “animável”.

blender-ocean-simulation.jpg

Mas, assim como acontece com projetos de grande complexidade, as pessoas responsáveis pelo projeto estão tentando angariar fundos para manter os trabalhos de desenvolvimento em curso. O modelo usado nesse projeto é semelhante ao que está sendo usado no B-Mesh em que o desenvolvedor condiciona o progresso do trabalho a quantidade de doações que ele recebe. Na verdade não é uma maneira de forçar a comunidade a doar, mas de mostrar que com a devida ajuda financeira, as pessoas podem dedicar mais do seu tempo a esse tipo de projeto com grande nível de complexidade.

Até o presente momento ainda não temos nenhuma versão de testes pública do Oceam Sim, mas diversos vídeos que mostram o progresso na simulação desse tipo de superfície no Blender 2.5.

foam accumulation test from Matt Ebb on Vimeo.

O objetivo da campanha para arrecadar fundos é chegar na marca dos 3000 dólares para conseguir financiar o resto do desenvolvimento do projeto. Para incentivar as doações, o pessoal até organizou uma lista com os colaboradores no blog do projeto.