O final do ano está chegando, e para não deixar você desanimado com o período em que a maioria tira umas férias, o pessoal do Blender Brasil resolveu começar um concurso de idéias. O tema dessa vez é a Arquitetura Futurista dos anos 60. Dessa vez a minha participação no concurso será relacionada com a premiação, que vai contar com um exemplar do meu livro sobre visualização de arquitetura com o Blender. Além do livro, o concurso tem um prêmio muito legal que é uma licença completa do Indigo Renderer. Eu tenho essa licença e posso recomendar muito o software, que se usado junto com o Blender ou SketchUp pode proporcionar excelentes resultados no que diz respeito ao realismo.

kubrick

O texto abaixo é o que deve ser publicado no próprio Blender Brasil para anunciar o contest:

O portal Blender Brasil acaba de lançar seu quarto concurso de fim de ano com intuito de desenvolver a comunidade Blender no Brasil e promover o uso do Blender 3D, assim como mostrar bons trabalhos dentro de nosso ecossistema. Dessa vez, o tema é Arquitetura – futurismo dos anos 60. Hoje imagina-se que, no futuro, carros irão voar, prédios serão flutuantes entre outras coisas. E como era antigamente? Foi essa a pergunta que gerou o tema norteador dessa competição. Para mais detalhes, entre nessa parte do fórum do Blender Brasil e leia atentamente todas as regras para que não haja nenhum imprevisto ou problema com a sua inscrição na competição. Qualquer outra pergunta pode ser feita no tópico ou aos administradores do site, que quase sempre estão no IRC oficial do site, #blenderbrasil.

Dessa vez, os prêmios do concurso serão bem mais atrativos e serão para os três melhores escolhidos entre os jurados, que contará com a presença do artista Francês Gabich. Os prêmios serão:

  1. Primeiro Lugar: Uma licença do Indigo Renderer + Um exemplar do livro “Blender 3D Architecture, Buildings, And Scenery” (Allan Brito) + um kit da lojaBB
  2. Segundo Lugar: 5.000 créditos da corefarm.com + Um exemplar do livro “Blender 3D – Guia do usuário,4ª edição” (Allan Brito) + um kit da lojaBB
  3. Terceiro Lugar: Um kit da lojaBB + Um exemplar do livro “The Essential Blender” (Roland Hess)

O kit da lojaBB será uma blusa e uma caneca do site. O livro Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery eu cedi para o concurso. Quer participar? Pense em uma boa ideia ou como você acha que a arquitetura era vista naquela época, crie um tópico com o padrão descrito nas regras da competição (link sobre as regras também a ser divulgado) e pronto, você já está participando. Agora é com você, desenvolva a sua ideia e tenha boas imagens como referência para sua modelagem ou procure boas imagens que representem o tema. O Flickr e o Google Images são uma boa opção. A competição se encerra em 04 de Fevereiro de 2011 e os vencedores serão anunciados provavelmente em 14 de Fevereiro.

Essa competição é patrocinada por mim, Allan Brito; pela Glare Technologies, empresa que desenvolve o renderizador Indigo; pela Corefarm, render farm para o Yaf(a)Ray e LuxRender e pela Editora Novatec, editora especializada em livros sobre tecnologia.

Boa sorte!