Hoje é o dia em que muitas pessoas retornam das festas e comemorações do final do ano, e aqui no blog não foi diferente. Como você deve ter percebido, acabei fazendo uma pausa nos últimos dias para me desligar um pouco da internet. Mas, foi apenas uma pausa breve e já retornei as atividades normais! Que tal retornar já com um tutorial de modelagem 3d com o Blender? Esse vídeo que recomendo nesse artigo já estava marcado para publicação desde a metade de dezembro, mas não tardou por aparecer aqui no blog, pois ele é muito bom!

O vídeo mostra a criação de uma arma do tipo AK-47 usando o Blender 2.5, que pode ajudar muitos artistas em projetos de animação que envolve esse tipo de contexto militar ou que necessite de armas, ou mesmo criadores de jogos digitais. Na parte de jogos o tutorial ajudará a criar modelos da própria arma e também modelos derivados que podem ser adaptados para outros formatos.

AK-47 Tutorial from Greg Zaal on Vimeo.

No vídeo o autor faz uso de uma das técnicas mais simples de modelagem que é a baseada em subdivisão e modificação de polígonos. Esse tipo de processo de modelagem apresenta a vantagem de não demandar conhecimentos avançados sobre a topologia do objeto, pois podemos ir deformando aos poucos as primitivas geométricas do próprio software, que nesse caso é o Blender, até chegar na forma desejada.

A beleza desse tipo de processo para modelagem é que as técnicas podem ser aproveitadas até por usuários de outros softwares 3d. Isso mesmo, seja você usuário do 3dsmax ou Maya, o processo de modelagem pode ser reproduzido sem maiores problemas. Diferente de técnicas mais sofisticadas como o NURBS que depende muito da quantidade e qualidade das opções de modelagem disponíveis no software.

A modelagem é realizada de maneira completa no vídeo, inclusive com a adição de texturas ao modelo da arma já concluído! O vídeo é recomendado para todos os usuários do Blender, especialmente os que estão fazendo a migração para o Blender 2.5, pois o autor do vídeo faz uso de diversas ferramentas ao longo do vídeo. Apesar de ser narrado em inglês, podemos acompanhar muito bem o processo de modelagem visualmente.