Um novo ano acabou de começar e o que todos nós precisamos para manter os compromissos em dia e não perder nada relacionado a prazos e datas é um bom calendário de 2011. Assim como acontece todo o início de ano, pelo menos desde comecei a escrever para o blog, o portal CG Arena organizou uma série de imagens de destaque na área de computação gráfica e compilou um calendário de 2011 gratuito para download. As imagens estão dimensionadas de maneira a se encaixar como papel de parede de praticamente qualquer computador, estando inclusive disponível em Full HD (1920 por 1080).

calendario-2011-download-gratuito.jpg

Agora, a parte mais interessante desse calendário é que se você não gostou da imagem que ilustra o mês em questão, pode fazer o download dos arquivos PSD do calendário 2011, e alterar as imagens como achar melhor. Com isso, podemos fazer a seleção pessoal de imagens ou fotografias e deixar apenas a marcação dos dias de cada mês. Essa é uma alteração muito legal do CG Arena em relação ao calendário e que permite inclusive que você possa criar algo semelhante para distribuir para seus clientes.

Para artistas que trabalham por conta própria ou que possuem pequenos estúdios, essa pode ser uma excelente, e barata, oportunidade de divulgar os seus projetos. Você pode montar o seu próprio calendário com suas imagens e adicionar a marca d'água do seu escritório ou estúdio, e enviar para seus clientes. Se o material estiver formatado como papel de parede, qualquer pessoa que use o computador no local de trabalho do seu cliente poderá visualizar os seus projetos. Isso acaba gerando oportunidades de contato e quem sabe até novos projetos?

Outra dica que diferencia um pouco do calendário é fazer material impresso para seus clientes, pois muita gente ainda prefere ter alguma coisa de papel ao calendário digital. Até na época do ano novo é bom pensar em maneiras de prospectar novos clientes para acelerar a entrada de projetos nesses primeiros meses do ano, pois caso você ainda não trabalhe na área, deve se preparar para o período com menos atividade entre o dia 20 de dezembro o o final de janeiro.

A quantidade de trabalho despenca nessa época.