O uso do SketchUp como ferramenta para modelagem pode ser aceitável para a grande maioria dos usuários que estão ainda começando a ter contato com ferramentas 3d, mas pode por outro lado acabar frustrando usuários mais avançados. É verdade que as suas ferramentas de modelagem baseada em subdivisão atendem a maioria das demandas do seu público, voltado para a representação de projetos arquitetônicos, mas até mesmo em arquitetura precisamos em alguns projetos de opções mais flexíveis de modelagem. Para atender a essa demanda no SketchUp, podemos adicionar uma série de plugins ou scripts que implementam novas opções de modelagem e até mesmo animação.

Nessas últimas semanas reuní vários scripts que foram atualizados ou disponibilizados para o SketchUp 8, permitindo que usemos a versão mais nova do software com scripts atualizados.

A lista abaixo relaciona os plugins com os respectivos links para download:

  • SketchUp 8 – Driving Dimensions 1.4 (Pago): Ferramenta que permite adicionar controles paramétricos baseados nas dimensões do SketchUp. O script foi atualizado para a versão 8 do software.
  • SketchUp 8 – Simple Shell (Gratuito): Esse script permite fazer um extrude usando o volume dos objetos, possibilitando que os usuários criem domos ou esferas vazadas.
  • SketchUp 8 – Keyframe animation (Pago): Com essa ferramenta é possível trabalhar com um sistema de animação semelhante ao que temos em softwares como o Blender ou 3dsmax, em que adicionamos quadros-chave para transformar objetos. Por exemplo, podemos deslocar um determinado objeto pela tela adicionando keyframes em pontos diferentes do tempo.
  • SketchUp 8 – OBJexporter (Gratuito): Os usuários que aproveitam a facilidade do SketchUp para elaborar modelos que são finalizados em ferramentas como o 3dsmax, Maya, Blender ou outros devem gostar desse novo script. Seu objetivo é converter os modelos do SketchUp 8 na extensão OBJ. Esse não é o primeiro script a realizar esse tipo de tarefa, mas segundo o autor da ferramenta, a atualização do script está muito melhor.

Essas são apenas algumas das opções de scripts para turbinar o seu SketchUp 8 com opções inexistentes na versão nativa do software. Claro que algumas das mais completas e úteis acabam sendo pagas, mas para quem aposta no SketchUp como ferramenta de modelagem principal, o ganho em tempo e flexibilidade na ferramenta pode garantir o retorno do investimento feito na compra do script.