A chamada modelagem poligonal é uma das técnicas mais usadas para criar modelos 3d devido a sua simplicidade em termos de ferramentas, e pelo seu poder em termos de criação. Desde os usuários iniciantes até avançados, todos podem usar as mesmas ferramentas para criar modelos 3d. Entre as características desse tipo de modelagem está a manipulação dos chamados edge loops. Um edge loop nada mais é que a seqüência de arestas conectadas que circunda, ou perfaz uma linha sobre a superfície de um objeto. Na verdade o termo loop requer que as arestas circundem o objeto, mas em termos práticos uma seqüência de arestas pode também ser chamada de edge loop.

Um dos momentos mais delicados do processo de modelagem é a manipulação desses edge loops, principalmente quando o artista precisa realizar operações de translação ou escala no objeto. Isso geralmente acaba resultando em pequenos desvios de alinhamento no edge loop, que posteriormente podem prejudicar a finalização e simetria do objeto 3d. Se você for usuário do 3ds max, descobri um script gratuito muito interessante que pode ajudar a solucionar esse tipo de problema. A ferramenta se chama Loop Regularizer para 3dsmax, e seu objetivo é alinhar os edge loops de qualquer polígono.

RegularizeEdgeLoop.jpg

O uso da ferramenta é bem simples, e consiste apenas no acesso a opção Regularize que fica disponível no quad-menu depois que o script é instalado. Após acessar a opção, o script tentará organizar o edge loop de maneira uniforme.

Com esse tipo de opção disponível na ferramenta de modelagem, podemos até mesmo deixar um pouco de lado o cuidado com a estrutura e alinhamento das arestas. Os problemas que poderiam ser causados por desvios no alinhamento dos edge loops, apareceriam com mais ênfase caso fosse usado um tipo de modificador do tipo Mirror ou mesmo a conexão com outros modelos. A regularidade e alinhamento das arestas e topologia de maneira geral é fundamental para manter a compatibilidade, e principalmente o controle sobre atualizações nos modelos 3d.

Para quem não tem uma ferramenta como essas disponível, o aconselhável é criar cópias de segurança dos modelos 3d dentro do próprio arquivo em camadas ocultas. Sempre que for necessário fazer correções, poderemos recorrer a essas cópias e fazer uma pequena “cirurgia” no modelo 3d.