Kinect e MotionBuilder para gerar animação?

O lançamento do módulo dedicado a fazer reconhecimento de imagens do Xbox 360 chamado de Kinect foi a grande novidade no mercado de jogos no final de 2010, sendo a escassez de jogos no início não intimidou os usuários e aficionados por jogos para adquirir o acessório. Já tive a oportunidade de usar o acessório e posso dizer que a experiência é realmente interessante e bem diferente do que estamos acostumados em jogos no Wii. O seu corpo acaba se tornando o controle, e esse é o centro da campanha da Microsoft para o acessório. Mas, o que isso tem a ver com computação gráfica? O sistema que é a base do Kinect já recebeu inúmeras modificações independentes para funcionar como controles para interface, e até mesmo sistemas de navegação para jogos 3d.

Depois que o Maycon me perguntou no Twitter se já tinha visto um vídeo em que o Kinect foi usado como controle para gerar animação 3d, percebi que ainda não havia publicado nada a respeito aqui no blog. Seguindo a dica dele estou publicando uma das soluções mais interessantes para animadores usando o Kinect que é a possibilidade de gerar dados de Mocap usando a ferramenta. Isso em tese iria dispensar os aparatos para captura caros e inacessíveis para a maioria dos projetos de baixo e médio portes.

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O vídeo abaixo mostra a integração da ferramenta dentro do MontionBuilder da Autodesk, software que é especializado na manipulação desse tipo de informação proveniente de ambientes com captura de movimento.

O software cria uma interface que faz a conexão de dados capturados pelo Kinect e alimenta a ferramenta como se fosse um sistema sofisticado de sensores. O resultado é que podemos conectar o corpo da pessoa que está usando o Kinect ao esqueleto do MotionBuilder em tempo real, e assistir a animação. Além disso, o esqueleto pode receber uma malha de personagem e fazer o mesmo procedimento com modelos 3d.

De posse desse tipo de ferramenta é possível acionar a gravação dos quadros-chave para o esqueleto e ter uma animação. O sistema é de baixíssimo custo, mas apresenta a vantagem de não precisar de grandes espaços ou equipamentos extras. Por outro lado, os movimentos da animação ficam limitados a área de captura do Kinect que não foi projetado para esse propósito, fazendo a área ser bem restrita.

Por enquanto é só um estudo e sequer o software está disponível para download, servindo apenas como prova de conceito. Mesmo assim, é muito legal saber que poderemos fazer algo assim nos nossos escritórios muito em breve.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Kinect e MotionBuilder para gerar animação?”

  1. Gostaria de saber precisa de algum driver do kinect ou etc.. para fazer animação??

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