As apresentações de projetos podem envolver diversos elementos, sendo que o mais comum e tradicional é aproveitar a flexibilidade dos slides para conseguir mostrar projetos técnicos. Sempre que precisei trabalhar com apresentações de projetos técnicos, precisava fazer a captura de imagens dos projetos nos softwares usados para o design como o AutoCAD, Revit ou outro qualquer e montava o processo diretamente na ferramenta de apresentações usada. Esse processo não é muito prático, pois acaba demandando muito trabalho de configuração e ajuste nas telas e detalhes, sem mencionar que qualquer alteração no projeto feita no CAD tinha que ser atualizada automaticamente na apresentação.

Você sabia que o AutoCAD é capaz de fazer sozinho essas apresentações de slides? Sem a necessidade de ferramentas como o PowerPoint, Flash ou Open Office? Esse recurso não é novo no AutoCAD, mas é pouco usado por muitos usuários devido as limitações no uso de efeitos e animações para gerar a apresentação, mas em termos de tempo é infinitamente mais rápido gerar esse tipo de apresentação diretamente do arquivo DWG.

Como funciona esse tipo de apresentação? Para gerar uma apresentação de slides no AutoCAD precisamos gerar um script que determina a seqüência de arquivos que deve ser exibida na apresentação. Se você nunca fez esse procedimento, pode conferir em detalhes a configuração de apresentações nesse tutorial sobre slides no AutoCAD.

Caso você fique interessado nesse procedimento, podemos aproveitar o lançamento de uma ferramenta gratuita para organizar conjuntos de apresentações no AutoCAD chamado de AutoCAD Slide Library Manager 2, que ajuda a controlar e resgatar apresentações no AutoCAD.

AutoCAD-Slides-Manage.png

A ferramenta permite controlar e visualizar os slides com uma interface realmente simples e que permite conferir o conteúdo de cada arquivo. Até agora só funciona em windows, portanto nada de suporte ao AutoCAD para mac.

Pode não ser um primor em termos de design, mas pode ajudar significamente no processo de montagem desse tipo de biblioteca para conseguir aproveitar o próprio AutoCAD para gerar apresentações de slides. Eu particularmente ainda prefiro montar as apresentações em ferramentas como o PowerPoint ou Keynote pela possibilidade de criar algo com mais impacto, mas é sempre interessante conhecer essas opções que demandam menos tempo de produção.