Clicky

Análise do livro SketchUp Pro aplicado ao projeto arquitetônico

O SketchUp está se tornando a ferramenta padrão para desenvolver projetos de arquitetura, devido a diversos fatores. Entre esses fatores estão a facilidade de operação do software, que realmente é um grande diferencial, e o fato de existir uma versão gratuita muito robusta e completa. Só por isso, podemos aformar que a ferramenta é muit atrativa para a maioria dos usuários. Mesmo com toda essa facilidade, ainda existem operações e ferramentas que demandam um pouco de trabalho e estudo para que possamos criar elementos mais complexos.

Por isso, algumas vezes é interessante recorrer a livros. Já escrevi resenhas sobre livros de SketchUp aqui no Blog, E hoje o artigo tem como objetivo analisar mais um desses livros. A editora Novatec lançou um titulo chamado SketchUp Pro aplicado ao projeto arquitetônico. Nos últimos dias estive lendo o livro para fazer essa analise, e anotando os pontos principais da obra.

O livro é bom? Posso afirmar que é um excelente livro. Mas, ele apresenta uma particularidade em relação as outras obras já comentadas aqui no blog. O seu foco não é em usuários iniciantes. O próprio autor já deixa esse aspecto claro no inicio do livro, recomendando para os leitores iniciantes a consulta aos videos basicos de SketchUp que o próprio autor produziu e colocou no seu web site pessoal.

SketchUp

Um ponto positivo para o livro é que ele tem uma abordagem focada em projeto, tanto que o autor utiliza o mesmo projeto desde o início do livro até o final, permitindo acompanhar o processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico como um todo até a sua apresentação ao cliente. Além disso, a apresentação tem como foco a explicação do projeto e não a produção de material que servirá de apoio as vendas, especialidade de outras ferramentas e renderizadores que não são abordados nessa obra. Portanto, a parte de apresentação do livro é destinada a demonstrar o projeto arquitetônico para avaliação final.

O livro tem aproximadamente 210 páginas distribuídas por oito capítulos que são diretamente relacionados com o projeto para arquitetura. Essa é a lista com os títulos dos capítulos:

  1. Introdução
  2. O que esperar desse livro
  3. Desenho auxíliado por computador ou projeto auxiliado por computador?
  4. Criação e concepção
  5. Modelagem de terrenos
  6. Modelando elemtentos estruturais e arquitetônicos
  7. Apresentação do projeto
  8. Google Layout

Pode parecer pouco, mas alguns desses capítulos tem mais de 50 páginas cada um principalmente quando chegamos no final do livro, em que os assuntos são mais complexos.

Avaliação final?

O livro é um excelente companheiro para quem quiser conferir todos os passos da aplicação do SketchUp em projetos para arquitetura, tanto para quem já conhece e quem não tem experiência com o SketchUp. Ele será de grande ajuda para estudantes de arquitetura e design para interiores, pois mostra na pratica o que fazer no SketchUp para representar partes importantes do projeto no software.

2017-04-11T10:26:54+00:00 By |Livros, SketchUp|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by João Alberto, Allan Brito. Allan Brito said: Análise do livro SketchUp Pro aplicado ao projeto arquitetônico: O SketchUp está se tornando… http://goo.gl/fb/4Vbnf […]

  2. […] em projetos arquitetônicos, recomendo a leitura da análise que publiquei essa semana do livro SketchUp Pro aplicado ao projeto arquitetônico. […]

  3. Jorge Adriano Vitoria 17/02/2011 em 10:35 am

    Olá Allan, sincera mente acho o seu site uns dos melhores nos assuntos abordados, mais com todo respeito ao pesquisador.
    Discordo totalmente da sua avaliação do livro google skatchp pro aplicado ao projeto Arquitetônico do Sr. Marcos Bandeira.
    O livro é uma obra híbrida, perde grande parte da didática
    para quase uma autobiografia. Além do mais é contraditório
    já que a proposta da obra e apresentação de projetos!
    Eu lhe pergunto, quanto mais realista e próximo das condições de iluminação, cores, texturas, etc.., não seria mais fácil para cliente entender e assim mais fácil de vender o projeto?

  4. Diego Sales 13/06/2012 em 5:01 pm

    Boa tarde Allan.Estou com uma dúvida quanto a este livro. Para mim não ficou claro se ele mostra como conceber uma maquete (3D) de projeto arquitetonico ou como elaborar um projeto (2D) direto no SketchUP. Será que poderia me esclarecer?
    Desde já agradeço!

Deixar Um Comentário