A revista BlenderArt ganhou uma atualização nos últimos dias que acabou passando despercebida, mesmo apresentando um tipo de assunto muito interessante para a maioria dos artistas 3d. A representação de cenas e objetos com objetivo de representar elementos da área de saúde ou biologia, ainda é pouco explorada aqui no Brasil e tem um potencial de crescimento muito grande. Basta que as pesquisas na área comecem a usar animações para explicar procedimentos e interações entre microorganismos, para que a demanda por projetos nesse contexto tenham uma verdadeira explosão.

O tema dessa edição é exatamente destinado a mostrar esse tipo de produção, e recebe o título de “Under the Microscope”. Para quem não conhece, a revista BlenderArt é uma publicação destinada aos usuários do Blender, sendo de distribuição totalmente gratuita. A cada nova edição temos um tema diferente que é escolhido pela equipe para direcionar os artigos e tutoriais. Mesmo assim, ainda encontramos tutoriais e matérias direcionadas para conceitos básicos da animação 3d e computação gráfica.

revista-BlenderArt-31.jpg

Como é de costume com os artigos sobre esse tipo de publicação, elaborei um pequeno sumário com a descrição de cada um dos artigos da revista:

  • Physics of Circular Motion: O primeiro artigo explica de maneira geral como funciona a física do movimento circular para animação, que pode ser aproveitando tanto no Blender como em outras ferramentas 3d.
  • A World of Rotations: Aqui temos um dos melhores artigos da revista, e que poderia muito bem ser a razão para o download. O autor explica como funcionam as rotações em 3d e principalmente os problemas que podemos enfrentar ao realizar rotações em modelos 3d e outros objetos. Por exemplo, ele explica o que é o Gimbal Lock em animação como prevenir os problemas desse tipo de “fenômeno”.
  • Microorganismal Worlds: Tutorial que mostra uma maneira rápida de gerar simulações com pequenos objetos dentro do Blender.
  • BioBlender – Blender for Biologists: Esse artigo apresenta o BioBlender que é uma extensão para o Blender 2.5 que permite a usuários importar e visualizar proteínas em 3d. Esse tipo de ferramenta é de extrema importância para qualquer pessoa na área de pesquisa biológica, que manipule dados sobre proteínas.
  • Computer Simulation and Modeling of Water Droplets and Nanofibers: Nesse último artigo o autor aborda o processo para criação de estruturas microscópicas que interagem com fluidos, como é o caso de superfícies porosas.

Os assuntos e temas da revista são bem diferentes do que estamos acostumados a encontrar em tutoriais e guias. Por isso, esse tipo de material é tão importante para qualquer pessoa interessada em começar a desenvolver projetos para a área de saúde em 3d.

O download é mais que recomendado!