Uma boa composição de imagens em 3d não precisa necessariamente ser gerado usando apenas polígonos e objetos complexos. Um bom artista acaba criando com luz e sombra, aliados a posição da câmera imagens interessantes e que passam profundidade tanto na percepção como mensagem. Esse foi o caso do artista polonês Peter que criou uma imagem chamada Spy Silhoulette, e que mostra bem como podemos produzir imagens usando apenas o posicionamento dos objetos e as suas sombras para gerar algo interessante. A imagem pode ser visualizada no quadro do vídeo abaixo, que ao mesmo tempo já demonstra o que você irá aprender a fazer se decidir assistir ao tutorial que tem aproximadamente 40 minutos.

O artista gentilmente produziu um tutorial que mostra todo o procedimento que levou a criação dessa imagem, desde a seleção do material de referência, até mesmo a composição da iluminação.

Making of the spy silhoulette in blender 2.5 from Peter on Vimeo.

No tutorial, boa parte da criação é focada no uso de curvas bezier para gerar as formas, principalmente do personagens simulando um espião. Esse tipo de material é de grande importâncias, pois a quantidade de guias e tutoriais em que ensinam a criar modelos com base em curvas é bem menor. Os modelos que dependem de curvas para sua criação são realmente bem menos freqüentes que as formas sólidas representadas com polígonos.

Para ajudar no desenho do personagem o autor adiciona ilustrações baseadas em bitmaps para ajudar a posicionar as curvas e gerar o personagem.

Depois que o personagem está pronto, o autor passa o seu foco na iluminação que aproveita recursos do Blender para simular a sombra na parte posterior do personagem, deixando muitos dos seus detalhes ocultos pela sombra. Isso dá a impressão que os detalhes estão ali, mas ocultos dentro da sombra da luz. Nesse caso foi usada uma luz do tipo Area.

As letras a esquerda da cena usam fontes personalizadas e importadas para dentro do Blender, adicionando a manipulação de fontes ao conjunto de habilidades que você pode aprender nesse tutorial.

De maneira geral, recomendo que você reserve um tempo para apreciar todos os conteúdos abordados nesse vídeo que apesar de ser longo, vale a pena ser assistido e estudado por todos interessados em desenvolver mais as suas habilidades com o Blender 2.5.