A renderização de cenas noturnas é pouco usual e geralmente só é solicitada em projetos quando o mesmo envolve layouts especiais de luzes, que precisam ser demonstradas para clientes ou pessoas interessadas na contratação do projeto arquitetônico. Mas, nem por isso é correto afirmar que um profissional da área não precisa saber trabalhar com as técnicas e recursos necessários para gerar imagens noturnas. Com o SketchUp é muito fácil gerar modelos 3d e vistas para auxiliar em projetos arquitetônicos. A parte de renderização realista deixa um pouco a desejar, mas isso pode ser contornado com o uso de softwares como o Indigo, V-Ray e SU Podium.

Mas, será que é realmente necessário usar esse tipo de renderizador para gerar imagens realistas, principalmente vistas noturnas? Bem, se o objetivo for simular iluminação real com perfis IES não tem solução, e será preciso trabalhar com esse tipo de ferramenta. Nos casos em que a visualização não demandar de informações precisas de luminotécnica, podemos partir para a edição de imagens mesmo.

Essa semana encontrei um tutorial sobre render noturno com SketchUp e Photoshop. O processo é bem simples e pode ser até mesmo reproduzido em ferramentas como o GIMP que é gratuito.

sketchUp-Tutorial-noturno-arquitetura.jpg

O processo é bem simples para quem conhece o funcionamento do Photoshop e os seus efeitos de camada, principalmente na aplicação de transparência. A técnica consiste na criação de duas imagens no SketchUp, usando o recurso do X-Ray para ajudar a representar as aberturas transparentes. Depois no Photoshop são isoladas as partes relacionadas com abertura para que possam ser montadas sobre outro render sem modificações.

A parte escura da renderização noturna é gerada com a modificação das cores da imagem, e posteriormente também a montagem sobre outra imagem mais clara gerada no SketchUp. No final temos um efeito bem convincente, mas não realista, de uma cena noturna para arquitetura. Todas as ferramentas usadas no Photoshop para esse tutorial estão disponíveis no GIMP, ficando fácil de reproduzir o efeito no software.

Sem precisar de efeitos avançados para gerar imagens noturnas, pudemos gerar essa imagem quase no estilo NPR para arquitetura, em pouquíssimo tempo e sem demandar altos tempos de render.