Um dos artigos publicados aqui no blog ontem mencionava a importância e dificuldade em se aprender o processo de rigging, e como o uso de referencias de artistas que já tenham o domínio do conteúdo podem ajudar. Entre esses recursos para o aprendizado que podemos usar estão os personagens prontos, que podem passar por análise baseada em engenharia reversa, permitindo um tipo de análise bem mais profunda para animadores iniciantes. No Blender 2.49 tínhamos diversos exemplos de personagens prontos para animação como o próprio Mancandy, um dos mais famosos personagens do Blender.

Mas, o ecossistema de personagens prontos para animação na versão 2.5 do Blender ainda não contava com grande número de participantes. Na verdade, que eu conheça ainda não tivemos nenhum participante até alguns dias atrás com o lançamento do Norman, que é um Rig gratuito para animação com o Blender 2.5.

O personagem foi criado pelo artista alemão Ivo Grigull e pode ser copiado diretamente no seu blog pessoal. O artista elaborou um ótimo guia sobre o funcionamento do Norman e junto dele ainda dá uma verdadeira aula sobre procedimentos para animação 3d básica com o Blender nos vídeos abaixo:

Character animation in Blender 2.5 with the Norman Rig – Video Manual from Ivo Grigull on Vimeo.

Addendum: Adding custom variants of the Norman Rig from Ivo Grigull on Vimeo.

Os vídeos funcionam muito bem para quem nunca teve a oportunidade de trabalhar com animação no Blender, e já demonstram a aplicação do Norman nesses conceitos. A lista de tópicos abordados no vídeo é bem extensa:

  • Introdução
  • Navegação em 3d e transformações
  • Copiando Add-ons
  • Preferências do Blender
  • Adicionando Norman na cena do Blender
  • Ferramentas fundamentais de animação
  • Propriedades disponíveis no painel do personagem
  • Interpolação de movimento com o Breakdowner
  • Criando Motion Paths para trajetórias em arcos
  • Constraints simples para animação
  • Planejando com o Grease Pencil
  • Gerenciando poses
  • Espelhamento e simetria de bones
  • Render rápido com OpenGL
  • A barra de ferramentas do artista Ivo Grigull
  • Marcadores na Timeline
  • Redimensionando o personagem Norman
  • O editor de curvas
  • O dopesheet
  • Mais informações sobre a interface
  • Mais informações sobre o Norman

Toda essa lista foi compilada do índice do próprio vídeo e também pelas minhas observações que fiz ao assistir o material. O personagem deve ser de grande ajuda para qualquer pessoa estudando a sério animação de personagens, e demonstra muitas das técnicas que trabalhos de alto nível como Sintel empregaram na sua produção.

Material mais que recomendado!