Clicky

Simulador de oceanos no Blender 2.5 disponível para download

Nos projetos de desenvolvimento de novas ferramentas para o Blender, é comum o apoio da comunidade de usuários para financiar o trabalho dos programadores. Esse é o caso do já quase lendário B-Mesh, que está evoluindo como fruto do trabalho de apenas uma pessoa. Apesar do longo tempo de desenvolvimento, a ferramenta recebe pequenas atualizações da maneira constante e mostra sinais de que num futuro próximo poderemos ter N-Gons no Blender. Outro desses projetos é a ferramenta que se propõe a simular grandes superfícies de água, chamado de Ocean Sim.

Esse projeto já foi apresentado aqui no blog algumas semanas atrás, mas na época os desenvolvedores estavam angariando fundos para dar continuidade ao projeto. No último dia 6 tivemos novidades interessantes no Oceam Sim, inclusive com o lançamento de uma versão experimental do Blender já com o simulador em funcionamento. Para fazer o download do Ocean Sim, visite esse endereço.

Ocean tests from Matt Ebb on Vimeo.

Será necessário um pouco de paciência para conseguir copiar o arquivo, pois o servidor do projeto está recebendo grande quantidade de tráfego nas últimas horas, e retornando mensagens de erro.

Alguns dos recursos disponíveis no OceanSim com base na descrição do próprio Web Site:

  • Novo modificador chamado de Ocean que permite a criação de superfícies simulando água em grande superfícies, usando ondas e deformações.
  • Atualização da textura do tipo Ocean para uso em materiais.
  • Textura do tipo Ocean pode usar máscaras e dados gerados pelo modificador Ocean para simular a espuma d’água em ondas.
  • Modificador Ocean permite gravar os frames de animação usando ferramenta de Baking.

Ainda não tenho o Build para testar, pois também estou recebendo a página de erro quando tento fazer a cópia do arquivo, mas assim que tiver o Ocean Sim disponível, pretendo fazer um tutorial básico sobre como a ferramenta funciona.

O vídeo que ilustra esse artigo foi criado por um dos integrantes da equipe de desenvolvimento chamado de Matt Ebb, e foi renderizado no 3delight que é um render baseado no RenderMan. A interface e resultado da ferramenta dentro do Blender, pode ser conferida na figura abaixo:

blender-25-oceansim.jpg

Depois que o projeto atingir a estabilidade e eliminar os bugs, teremos a possibilidade de gerar um dos tipos mais difíceis de superfície no próprio Blender e de maneira totalmente gratuita e segura, pois as ferramentas que simulam esse tipo de superfície para animação são geralmente caras e inacessíveis para a maioria dos projetos de pequeno e médio porte.

2017-04-11T10:26:52+00:00 By |Blender 3D|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Solano 08/02/2011 em 1:56 pm

    Eu não tive problemas para baixar. Talvez porque a maioria baixa builds prontas, eu baixei o patch 🙂

    Compilando…. deu erro. Vou tentar atualizar o blender pelo SVN, depois posto outro comentário.

  2. Solano 08/02/2011 em 2:05 pm

    É, não deu. Quando sair outra versão do patch eu baixo.

  3. Jason 09/02/2011 em 9:50 am

    Allan,

    Tenho grande interesse em animações com simuladores de fluidos. Foi por esse motivo que dispertei para o Blender.

    No filme Surf’s Up (Tá Dando Onda) mostra no extra do DVD o processo da construção e manipulação das ondas que aparecem nas cenas.

    Gostaria de saber se o Ocean Sim pode produzir esse tipo de onda própria da costa do mar a exemplo do filme Surf’s Up.

    Abraço

  4. Cleiton 10/02/2011 em 11:18 pm

    Olá, Allan Brito!

    Gostei dessa novidade para o Blender: O Ocean Sim. Já li sobre ele em uma outra matéria sua.

    Além de ficar sabendo que já está disponível o Ocean Sim ainda, de quebra, fiquei sabendo de um renderizador baseado no Renderman, o 3Delight.

    Valeu! Aqui sempre aprendo muito.

    Um grande abraço, paz e muito sucesso, Allan Brito.

    Fique sempre na Graça de Deus em Jesus Cristo.

  5. Simulador de oceanos para Blender 2.5 « netCAD 3D 19/02/2011 em 5:05 pm

    […] Amplify’d from http://www.allanbrito.com […]

Deixar Um Comentário