Uma das vantagens em usar ferramentas de modelagem para desenvolver projetos em arquitetura e engenharia, é a possibilidade de gerar algumas das pranchas mais difíceis de criar apenas com desenho 2D. As chamadas vistas em corte são um dos tipos mais difíceis de vistas para pessoas que estão estudando desenho técnico, seja ele de peças mecânicas ou de grandes e complexas edificações para arquitetura. O simples fato de precisar representar objetos que estão apenas em vista na ilustração e destacar os pontos de corte, deixa alunos e até mesmo alguns profissionais que conheço bem confusos. As ferramentas do tipo BIM ajudam muito nesse processo, mas não é preciso partir para opções sofisticadas como o Revit, ArchiCAD ou VectorWorks para gerar esse tipo de vista para arquitetura.

Com o uso do SketchUp gratuito é possível gerar vistas em corte de maneira muito simples, precisando apenas de alguns pequenos ajustes na imagem usando o Photoshop ou GIMP depois que a imagem é gerada.

Se você nunca tentou realizar esse procedimento no SketchUp, encontrei um tutorial que pode ajudar muito a realizar o processo completo com o SketchUp gratuito.

O próprio SketchUp apresenta um tipo de ferramenta chamada Section que já ajuda bastante nesse processo, gerando uma vista em corte de qualquer modelo 3d. O autor do vídeo aproveita a possibilidade de gerar esse tipo de vista no SketchUp para exportar um corte realizado no software em formato de imagem. No vídeo ele usa JPG como base para exportar a imagem, eu particularmente usaria PNG pela melhor qualidade na imagem final, já que o formato é Lossless e o JPG é Lossy. Isso significa dizer que o JPG excluí dados da imagem para reduzir seu tamanho e o PNG não faz esse tipo de exclusão.

Assim que a imagem do corte estiver pronta, o tutorial passa para o Photoshop em que o autor começa um trabalho de edição detalhado em que as paredes que são cortadas na vista recebem pintura preta, e outros elementos da vista são evidenciados ou até mesmo removidos.

O interessante do processo é que o Photoshop pode facilmente ser substituído por outras ferramentas como o Pixelmator ou GIMP. Essa e uma maneira simples de gerar vistas em corte.