O uso de vegetação em ambientes e projetos baseados em modelagem 3d pode demandar alguns truques para o artista responsável, pois a escolha incorreta da técnica geralmente acaba comprometendo a performance até mesmo do processo de edição da cena. Por exemplo, o uso de vegetação baseada em geometria adiciona uma quantidade grande de polígonos em qualquer cena, que faz até mesmo os melhores computadores perderem performance e apresentarem lentidão em tarefas simples como a alteração da câmera ou mudanças no enquadramento.

Uma solução inteligente para esse tipo de problema é o uso de texturas com fundo transparente em planos, que se espalhados pelo cenário acabam gerando um excelente resultado em termos de visualização de vegetação. O peso desse tipo de solução é insignificante quando comparamos com o uso de vegetação baseada em geometria real. Em casos como a representação de grandes superfícies de vegetação é imprescindível usar esse tipo de recurso, ou então aproveitar alguma tecnologia de instanciamento como o V-Ray Pattern.

Mas, e se formos apostar no uso de árvores com base em geometria? Nesse caso, você pode ficar interessado em visitar o Xfrog, que é um web site especializado no comércio de recursos como árvores e outros elementos para inserção em projetos de modelagem e animação. O Xfrog disponibilizou uma biblioteca com mais de 130 árvores para download gratuito, todas elas baseadas em geometria real.

free-trees-architecture.jpg

Um dos pontos positivos no uso dessa biblioteca é que os modelos das árvores estão todos em formato OBJ, o que significa que qualquer software que consiga importar esse tipo de arquivo 3d é capaz de aproveitar as árvores em 3d. Por exemplo, o Blender é uma dessas ferramentas que pode aproveitar as árvores gratuitas do Xfrog. Além do formato OBJ é possível copiar as árvores em formatos nativos para o 3ds max, maya e outros softwares.

Esse tipo de recurso ajuda muito em processos de composição de cenários, mas deve ser usado com cautela devido às situações que descrevi no início desse artigo. Se uma cena acaba recebendo muitas dessas árvores o resultado pode até ser bom visualmente, mas você corre o risco de ter um arquivo que fique pesado demais para editar.

Mesmo assim, já estou fazendo o download da coleção completa para usar em meus projetos e aulas.