Clicky

Demonstração de Render por GPU com iRay no 3ds max

O quanto uma renderização pode ser acelerada se usarmos uma placa de vídeo dedicada para jogos em softwares como o iRay no 3ds max? O uso desse tipo de tecnologia está claramente dominando os softwares especializados em renderização, pois é possível se desprender das limitações impostas pela quantidade de núcleos da CPU e jogar o trabalho de render, que não é simples, para as dezenas e as vezes centenas de núcleos da GPU. Esse é o caso da placa GeForce GTX 570 da NVidia que apesar do foco em jogos, pode ajudar bastante quando o assunto é renderização. A placa possui nada mais que 480 núcleos CUDA que podem ser aproveitados para renderização.

O vídeo abaixo é uma demonstração simples do uso dessa tecnologia em softwares como o iRay rodando no 3ds max, que é uma versão do mental ray híbrida que pode aproveitar os núcleos de uma GPU para acelerar consideravelmente o render.

O modelo 3d usado para a demonstração é uma moto Ducati com boa quantidade de detalhes e também texturas e materiais com configurações avançadas, apresentando reflexões e efeitos óticos avançados.

Uma das coisas que podemos perceber com o vídeo é que o processo inicial pode demorar apenas alguns segundos para que uma imagem seja exibida, mas depois que ela aparece o refinamento progressivo consegue exibir a imagem do render em poucos minutos. O processo dá muita carga na placa de video, aumentando consideravelmente a temperatura do dispositivo, fato comum em placas dedicadas a jogos.

Será que vale a pena usar uma placa dedicada para jogos em aplicações profissionais? A única coisa que justifica o uso desse tipo de dispositivo em softwares profissionais é o custo, que é inegavelmente menor que uma placa profissional. Se você ainda não teve a oportunidade, recomendo que leia a entrevista sobre hardware para computação gráfica, em que um especialista em equipamentos para render e 3d, comenta sobre o uso de placas de vídeo para jogos em softwares 3d profissionais.

A tendência desse tipo de aplicação em softwares 3d irá fazer com que todos precisem de placas com múltiplos núcleos no futuro, fazendo com que até equipamentos mais simples demandem de centenas de núcleos para renderizar projetos. E você, já trocou a sua placa de vídeo?

2017-04-11T10:26:46+00:00 By |3ds max|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. félix 21/02/2011 em 3:12 pm

    Olá Allan

    Ja existe alguma data q será disponibilizado o plugin ? Ou ele virá com um SP através da autodesk ?

    parabéns pelo post

  2. Allan Brito 21/02/2011 em 6:17 pm

    Oi Félix,

    O iRay é comprado em separado, ou então adicionado por meio do serviço de assinaturas da Autodesk.

  3. Bitetti 22/02/2011 em 2:21 pm

    Já experimentei alguns softwares de render por GPU, e ando observando, inclusive o Flash caio de cabeça nos programas de GPU.

    Oque fica enevoado pro futuro é essa tendência dos fabricantes de cada vez mais oferecer equipamentos “fechados”, como TabletsPC e maquinas de baixo custo que vc não pode customizar.

  4. […] Se você nunca teve oportunidade de usar o iray, recomendo visitar esse artigo que explica o funcionamento do iray dentro do 3ds max, apresentando o método de configuração do iray com uma placa de vídeo dedicada para jogos, que […]

  5. […] dos artistas do 3ds Max, sendo que desses esforços concorrentes para softwares como o V-Ray. O iray é o software que oferece opções nativas para uso de GPU na aceleração do render no 3ds Max. O interessante do iray é que ele permite trabalhar tanto com […]

  6. Josse Campos 22/08/2011 em 5:27 pm

    Olá pessoal!!

    Montei um pc Intel I7 2600K , mb s1155 ecs p67h2-a3, 8Gb Ram Kingston 1333, Hd 500Gb, Font Satelite 600W, Vga Quadro FX 1700, pra trabalhar com o 3Ds Max…. Mas não estou conseguindo um resuntado satisfatorio pra renderização. Gostaria se possível alguém me ajudasse. Se a placa trabalha com o 3D 2012.

    Desde já muito obrigado

Deixar Um Comentário