Clicky

Plugin ajuda a criar animação com o SketchUp

Entre os recursos disponíveis para apresentação de projetos e modelagem do SketchUp, a parte de animação não é um dos maiores destaques. Na verdade, o SketchUp não tem opções para fazer animação de objetos na cena, apenas o movimento relativo da câmera usando um esquema de cenas. Isso pode ser suficiente para muitos usuários, mas conheço algumas pessoas que sentem falta desse tipo de recurso e só não usam mais o SketchUp devido a ausência desse tipo de ferramenta. O próprio Google sabe dessa deficiência e postou um comentário interessante no blog oficial do SketchUp na semana passada, inclusive recomendando um plugin que ajuda a adicionar opções de animação ao software.

O comentário no blog diz “que a equipe está ciente das limitações sobre animação, e que o recurso está no topo da lista de atualizações para o SketchUp”, mas o processo de atualização não é simples.

Como forma de suprir essa necessidade, o artigo ainda sugere que seja utilizado o plugin Proper Animation que adiciona a possibilidade de gerar movimento relativo em objetos nos projetos do SketchUp.

Como funciona esse plugin?

O princípio é o mesmo usado para fazer a animação de câmera, em que precisamos adicionar várias cenas para simular o movimento da câmera. Com o Proper Animation é possível determinar estados para as posições dos objetos como se estivéssemos inserido keyframes. Depois que essas posições estão marcadas, é necessário adicionar várias cenas ao projeto e executar o plugin. O resultado será a distribuição das posições dos objetos por todas as cenas que foram adicionadas ao projeto, simulando o efeito de animação. Pode não ser a melhor solução, mas ajuda em momentos que a animação ajudará na apresentação do projeto. Um dos requisitos para usar a ferramenta é transformar os objetos do SketchUp em grupos ou componentes.

A animação de câmera até que é simples de solucionar usando apenas plugins, mas o que os usuários desejam é a possibilidade de trabalhar com movimento relativo entre objetos. Por exemplo, ao gerar o modelo 3d de uma sala com partes móveis do tipo janelas e portas, podermos gerar o movimento desses elementos abrindo ou fechando. A solução mais rápida para esse tipo de recurso hoje, ainda é migrar para outras ferramentas e tentar realizar a animação fora do SketchUp.

2017-04-11T10:26:46+00:00 By |SketchUp|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Fernando Reinicke and Allan Brito, World Links. World Links said: Plugin ajuda a criar animação com o SketchUp: Entre os recursos disponíveis para apresentação de projetos e mode… http://bit.ly/ehuH34 […]

  2. Joshen 22/02/2011 em 12:42 pm

    Achei interessante esse plugin embora não tenha experiemntado (quando queria faze-lo ele não funcionava na v ersão 8 do SketchUp)
    Mas tem um outro mais avnaçado que o esse e chama-se Sketchy Fisics e com ele acredito que dá para fazer trabalhos interssantes.
    Eu faço um pedido ao Allan para postar uma matéria ensinando o plugin
    desde já grato.

  3. Klayton Carlos 17/07/2015 em 2:51 pm

    Olá Allan, acompanho o seu site frequentemente. Tenho algumas dúvidas em relação a este plugin;

    Ele funciona para o Sketchup 2014? Nunca vi em nenhum lugar explicando o funcionamento dele para esta versão, apenas para o 8.

    Tentei baixar o Keyframe Animation, que é um plugin que parece ser muito bom, porém no site de Add On do sketchup ele diz que é compatível com o SKP2014, mas não é…

Deixar Um Comentário