Entre os recursos disponíveis para apresentação de projetos e modelagem do SketchUp, a parte de animação não é um dos maiores destaques. Na verdade, o SketchUp não tem opções para fazer animação de objetos na cena, apenas o movimento relativo da câmera usando um esquema de cenas. Isso pode ser suficiente para muitos usuários, mas conheço algumas pessoas que sentem falta desse tipo de recurso e só não usam mais o SketchUp devido a ausência desse tipo de ferramenta. O próprio Google sabe dessa deficiência e postou um comentário interessante no blog oficial do SketchUp na semana passada, inclusive recomendando um plugin que ajuda a adicionar opções de animação ao software.

O comentário no blog diz “que a equipe está ciente das limitações sobre animação, e que o recurso está no topo da lista de atualizações para o SketchUp”, mas o processo de atualização não é simples.

Como forma de suprir essa necessidade, o artigo ainda sugere que seja utilizado o plugin Proper Animation que adiciona a possibilidade de gerar movimento relativo em objetos nos projetos do SketchUp.

Como funciona esse plugin?

O princípio é o mesmo usado para fazer a animação de câmera, em que precisamos adicionar várias cenas para simular o movimento da câmera. Com o Proper Animation é possível determinar estados para as posições dos objetos como se estivéssemos inserido keyframes. Depois que essas posições estão marcadas, é necessário adicionar várias cenas ao projeto e executar o plugin. O resultado será a distribuição das posições dos objetos por todas as cenas que foram adicionadas ao projeto, simulando o efeito de animação. Pode não ser a melhor solução, mas ajuda em momentos que a animação ajudará na apresentação do projeto. Um dos requisitos para usar a ferramenta é transformar os objetos do SketchUp em grupos ou componentes.

A animação de câmera até que é simples de solucionar usando apenas plugins, mas o que os usuários desejam é a possibilidade de trabalhar com movimento relativo entre objetos. Por exemplo, ao gerar o modelo 3d de uma sala com partes móveis do tipo janelas e portas, podermos gerar o movimento desses elementos abrindo ou fechando. A solução mais rápida para esse tipo de recurso hoje, ainda é migrar para outras ferramentas e tentar realizar a animação fora do SketchUp.