A pesquisa por novas ferramentas e técnicas para animação e computação gráfica 3d é algo muito comum para usuários do Blender, pois estamos sempre presenciando a aplicação de pesquisas e novas técnicas no software que eventualmente resultam em novas ferramentas. No caso de softwares comerciais esse tipo de pesquisa é mais restrita e fica a cargo apenas de pessoas escolhidas para fazer parte da fase beta fechada, antes que uma versão estável seja disponibilizada. Essa é a situação de softwares de Autodesk, em que vemos pouca coisa relacionada com pesquisa para o 3ds max, Maya ou Softimage. Mas, para quebrar um pouco a tradição a Autodesk publicou um vídeo mostrando o Maya integrado com a possibilidade de ajustar animações diretamente na Viewport de maneira bem diferente.

O vídeo abaixo mostra o recurso em aplicação e funcionamento com o uso de animação bem simples:

Você percebeu o que aconteceu?

Caso não tenha ficado claro o que aconteceu, perceba que a animação aproveitando o que parece um caminho para trajetória, permite que o animador ajuste a distância dos keyframes diretamente sobre o caminho. Os pequenos pontos que estão dispostos sobre a curva são os keyframes da animação, e quando o usuário altera a distância entre esses quadros o resultado é que o movimento do objeto acaba sofrendo pequenas alterações.

A grande vantagem desse tipo de sistema é que não precisamos abrir outras janelas como o editor de curvas ou o dopesheet para fazer o ajuste no tempo da animação, podendo aproveitar a própria curva de trajetória para fazer modificações no tempo da animação. A idéia é muito interessante e pode servir de base para outras ferramentas futuras. A própria Autodesk deixa bem claro que o vídeo é apenas uma demonstração de projetos de pesquisa no Maya, e que pode muito bem não ser lançado em versões futuras do software.

Seria fantástico poder aproveitar esse tipo de recurso e editar o timinig da animação diretamente na Viewport, sem a necessidade de trabalhar com duas ou três janelas ao mesmo tempo apenas para posicionar e escalonar keyframes. Sempre que preciso editar animações acabo ficando com o Dopesheet e o editor de curvas abertos junto da Viewport para poder fazer ajustes rápidos em objetos, e com essa ferramenta poderia até quem sabe trabalhar só na Viewport.