A manipulação de arestas e elementos que fazem parte da estrutura poligonal de objetos 3d é parte fundamental de qualquer processo de criação, principalmente se usarmos softwares que apresentam foco direcionado em subdivisão. Esse é o caso do Blender e várias outras ferramentas 3d que utilizam como base para criação de geometria 3d a manipulação de polígonos. Nesse caso é interessante agregar a maior quantidade possível de recursos para ajudar em processos de modelagem como o uso de Add-ons ou plugins que ajudem a trabalhar melhor com esse tipo de edição. No Blender existem vários desses scripts (Add-ons no 2.5), que adicionam opções interessantes de modelagem.

Uma dessas opções era o chamado Loop Tools que foi recentemente atualizado para funcionar na versão 2.5 do Blender, e permite maior controle sobre a modelagem usando polígonos. Já havia comentado sobre essa ferramenta quando a mesma foi lançada alguns meses atrás e posso dizer que é uma adição muito bem-vinda ao Blender.

O vídeo abaixo ainda é do Blender 2.49, mas essas mesmas funções agora estão disponíveis para a versão 2.5.

LoopTools 2.0 from Bart Crouch on Vimeo.

Como o próprio nome da ferramenta já deixa transparecer, o objetivo desse Add-on é manipular e editar os chamados edge loops. Mas, o que é um edge loop? O termo edge loop é muito usado dentro do contexto de modelagem 3d para identificar uma seqüência de arestas que circundam um modelo 3d. A imagem abaixo mostra um exemplo de edge loop em cilindros poligonais.

edgeloop.jpg

Um dos destaques do script é a possibilidade de trabalhar com a normalização dos edge loops que podem eventualmente perder a forma na modelagem. Por exemplo, podemos precisar editar um edge loop que perdeu a forma base como círculo, para conseguir realizar extrudes ou outros tipos de edição no objeto. Com o script é possível selecionar um edge loop e deixar o formato dos objetos organizados em forma de um círculo, facilitando o processo de edição.

Quem já trabalhou com modelagem 3d por subdivisão sabe que esse tipo de manipulação de objetos gera muitos problemas, principalmente em fases avançadas do processo quando as formas primitivas usadas para iniciar o procedimento já foram perdidas, e precisamos alterar algum aspecto do objeto 3d para ajustar a forma. Nesses casos o uso da ferramenta ajuda significativamente a normalizar o polígono.