A apresentação de projetos para arquitetura sempre foi tema relegado ao apoio no processo de marketing e vendas de projetos já concluídos, mas estamos recebendo cada vez mais empreendimentos no Brasil e o volume de novos projetos e principalmente a concorrência, acabará nivelando essa demanda e trazendo um novo patamar para a visualização. Em outros países existe a tradição de contratar serviços de visualização para ajudar na venda de projetos para grupos de investidores, que tem o potencial de comprar a idéia e financiar a obra. Como a visualização explica muito melhor a natureza de um projeto do que um conjunto de desenhos técnicos, essa fase do projeto recebe muita atenção.

Antes da computação gráfica, os artistas dedicavam seu tempo a representar projetos usando técnicas tradicionais de pintura em aquarela e aerografia. Ainda lembro da época de faculdade, em que consultava livros sobre visualização totalmente baseados em pintura e aerografia. Esse tipo de material hoje é impraticável de aplicar em projetos de visualização, pois demoram muito e não geram animação.

arquitetura_aquarela.jpg

Exemplo de ilustração em aquarela. (Autor: http://artanddesignstudio.com)

Como é a visualização para arquitetura moderna? Um dos melhores exemplos de como essa área está em constante evolução é o último trabalho do estúdio americano Neoscape, que apresenta o projeto de um hospital chamado Cedars-Sinai Medical Center.

Repare como a apresentação de um projeto começa a se misturar em diversos aspectos ao cinema, pois o vídeo apresenta:

  • Filmagem com locações reais;
  • Atores para representar os habitantes do espaço;
  • Montagem com Chroma Key;
  • Técnicas de montagem baseadas em cinema/TV;

Além da qualidade técnica dessa animação, os recursos empregados para mostrar o projeto impressionam pela quantidade de recursos visuais, consequentemente o custo desse tipo de apresentação pode muitas vezes custar uma parcela significativa do projeto. Nesse ponto, entra a vantagem de ter um tipo de apresentação que pode impressionar tanto as pessoas, que o projeto é aprovado sem grandes questionamentos.

Principalmente em projetos de hospitais que apresentam um dos mais difíceis programas de requisitos para arquitetura, por mais que se queira explicar o funcionamento da estrutura, os desenhos técnicos não são suficientes para explicar todos os detalhes do projeto.

Quando será que teremos esse nível de representação como requisito comercial no Brasil? Qualidade técnica existe, mas poucas empresas e escritórios estão dispostas a pagar o preço desse tipo de material.

Você conhece algum trabalho de destaque produzido por estúdios brasileiros? Indique nos comentários para que possa divulgar!