A pesquisa na área de computação gráfica motiva o surgimento de várias ferramentas e novidades relacionadas a manipulação de objetos, e principalmente no que diz respeito a criação de imagens. Essas pesquisas geralmente procuram encontrar novos métodos para criar objetos 3d ou resolver problemas existentes. Mas, algumas poucas pesquisas conseguem chegar ao nível de adaptar técnica antes restritas a apenas alguns softwares e descrever o seu funcionamento de maneira a permitir que praticamente qualquer pessoa com conhecimento suficiente possa implementar em softwares como o Blender.

Você já ouviu falar sobre as ZSpheres do ZBrush? Elas são um tipo se esfera especial que consegue gerar geometria para as esculturas do ZBrush. O seu método de funcionamento é único e permite elaborar formas orgânicas apenas com o uso e posicionamento dessas esferas. Existem algumas técnicas que são até parecidas para gerar geometria em 3d, mas exatamente como as ZSpheres eu nunca tinha visto. Pois, um projeto publicado por um grupo de pesquisadores chineses mostra o desenvolvimento de um tipo novo de modelagem que foi batizado de B-Mesh.

Sim, o nome é o mesmo do novo sistema de modelagem e representação de objetos do Blender, mas acredito que os pesquisadores não estavam cientes desse fato.

O que faz o B-Mesh? Ele é um sistema que funciona de maneira muito parecida com as ZSpheres do ZBrush, em que um modelo 3d é gerado com base na disposição e organização de várias esferas.

modelagem-b-mesh.jpg

Uma das vantagens desse tipo de sistema é que podemos gerar formar bem complexas tomando como referência apenas o posicionamento de primitivas geométricas como as esferas. Esse é o princípio da ZSphere, que agora tem essa técnica de modelagem descrita de maneira completa no link que aponta para a página da pesquisa. Nesse endereço você pode copiar o PDF com a pesquisa, além de assistir vídeos e exemplos de modelagem com o B-Mesh.

Como a pesquisa está publicada na íntegra junto com o algoritmo que controla o funcionamento do B-Mesh, em teoria seria simples implementar o sistema em ferramentas abertas como o Blender. Assim como muitas ferramentas que estão no Blender e foram fruto de trabalho de pesquisa acadêmica, essa pode ser mais uma contribuição para o Blender.