Essa semana publiquei um artigo que recomendava o script para o Blender 2.5 chamado de Loop Tools que tem como autor Bart Crouch. A ferramenta é de extrema utilidade para qualquer pessoa que dedique seu tempo de modelagem a edição de polígonos, e muitas pessoas que postam comentários sobre o Add-on em fóruns comentam que as opções dele deveriam ser incorporadas como ferramentas padrão do Blender. Depois de navegar um pouco pela lista de projetos que o Bart Crouch havia criado para o Blender 2.5 encontrei outro script que deve agradar a muitos usuários! Existe uma ferramenta desenvolvida por ele chamada de Bridge & Loft que salvará muitas pessoas em projetos de modelagem poligonal complexa.

Se você é usuário antigo do Blender, deve lembrar da opção Bridge/Edge Loops que existia na versão 2.49 mas que não apareceu ainda no Blender 2.5. Com essa ferramenta era possível selecionar dois objeto que estivessem em paralelo e depois conectar os mesmos usando o mesmo princípio do extrude. Por exemplo, ao selecionar duas faces teríamos um sólido composto que faria a ligação entre essas duas faces selecionadas. A seleção entre dois vértices ou arestas já pode ser conectada usando a tecla F, mas entre faces a tecla não funciona.

Com a primeira parte do script será possível adicionar esse tipo de ligação entre as faces dos objetos, permitindo que a modelagem de partes simétricas fique mais rápida e sem a necessidade de aplicar transformações de escala para fazer a ligação.

bridge.jpg

Já a segunda opção é chamada de Loft e usa o mesmo conceito da ferramenta de nome homônimo no 3ds max. Para usar o Loft é necessário adicionar uma série de formas definidas por polígonos, que podem ser conectadas usando uma superfície. Na verdade, tudo é realizado com base na criação de polígonos mesmo, mas o princípio é bem parecido com o usado na criação de superfícies NURBS.

loft.jpg

Ambas as ferramentas adicionam mais flexibilidade e novas alternativas para gerar modelos 3d baseados em polígonos. Para os que procuravam por maneiras de facilitar o processo de criação no Blender, recomendo muito copiar esses Add-ons junto com o Loop Tools para turbinar a sua gama de opções para moldar polígonos.