Bridge e Loft para o Blender 2.5 ajudam na modelagem 3d

Essa semana publiquei um artigo que recomendava o script para o Blender 2.5 chamado de Loop Tools que tem como autor Bart Crouch. A ferramenta é de extrema utilidade para qualquer pessoa que dedique seu tempo de modelagem a edição de polígonos, e muitas pessoas que postam comentários sobre o Add-on em fóruns comentam que as opções dele deveriam ser incorporadas como ferramentas padrão do Blender. Depois de navegar um pouco pela lista de projetos que o Bart Crouch havia criado para o Blender 2.5 encontrei outro script que deve agradar a muitos usuários! Existe uma ferramenta desenvolvida por ele chamada de Bridge & Loft que salvará muitas pessoas em projetos de modelagem poligonal complexa.

Se você é usuário antigo do Blender, deve lembrar da opção Bridge/Edge Loops que existia na versão 2.49 mas que não apareceu ainda no Blender 2.5. Com essa ferramenta era possível selecionar dois objeto que estivessem em paralelo e depois conectar os mesmos usando o mesmo princípio do extrude. Por exemplo, ao selecionar duas faces teríamos um sólido composto que faria a ligação entre essas duas faces selecionadas. A seleção entre dois vértices ou arestas já pode ser conectada usando a tecla F, mas entre faces a tecla não funciona.

Com a primeira parte do script será possível adicionar esse tipo de ligação entre as faces dos objetos, permitindo que a modelagem de partes simétricas fique mais rápida e sem a necessidade de aplicar transformações de escala para fazer a ligação.

bridge.jpg

Já a segunda opção é chamada de Loft e usa o mesmo conceito da ferramenta de nome homônimo no 3ds max. Para usar o Loft é necessário adicionar uma série de formas definidas por polígonos, que podem ser conectadas usando uma superfície. Na verdade, tudo é realizado com base na criação de polígonos mesmo, mas o princípio é bem parecido com o usado na criação de superfícies NURBS.

loft.jpg

Ambas as ferramentas adicionam mais flexibilidade e novas alternativas para gerar modelos 3d baseados em polígonos. Para os que procuravam por maneiras de facilitar o processo de criação no Blender, recomendo muito copiar esses Add-ons junto com o Loop Tools para turbinar a sua gama de opções para moldar polígonos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Bridge e Loft para o Blender 2.5 ajudam na modelagem 3d”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *