O ciclo de atualização de um software é geralmente guiado pelo desenvolvimento de novas ferramentas e também estratégias comerciais das empresas. Ao que parece a Autodesk e a Adobe estão sincronizando os seus lançamentos para os meses de Março e Abril, sendo que dessa vez é a Autodesk que fez o anuncio de várias ferramentas com disponibilidade para essa época. Hoje foi postado um vídeo e a descrição de algumas das novidades que veremos no 3ds Max 2012 que deve ser lançado já daqui a algumas semanas. O softtware já apresenta alguns dos frutos do projeto Excalibur, que tinha como objetivo rescrever várias partes do 3ds Max, permitindo mais flexibilidade na adição de novas ferramentas, e quem sabe, o descolamento da plataforma Windows.

O texto completo sobre o lançamento do 3ds Max 2012, pode ser conferido no link. Os vídeos abaixo mostram um pouco da nova tecnologia para a Viewport chamada de Nitrous.

Essa é a lista com alguns dos novos recursos do 3ds Max 2012:

  • Nitrous Accelerated Graphics Core: Esse é um dos destaques dessa atualização do 3ds Max, que agora apresenta a tecnologia chamada de Nitrous que aproveitando o poder das GPUs, permite visualizar detalhes avançados de render direto na Viewport. Por exemplo, podemos habilitar a exibição de soft shadows que são renderizadas com grande nível de qualidade para uma Viewport.
  • Substance Smart Textures: Nova biblioteca de texturas que são incorporadas ao 3ds Max 2012.
  • mRigids Rigid-Body Dynamics: Esse é o primeiro módulo do sistema chamado de MassFX, que aproveita o PhysX da NVidia para gerar em tempo-real na Viewport simulações de Rigid Body. (Colisões e gravidade)
  • iray Renderer: O renderizador híbrido que aproveita tanto CPU como GPU agora acompanhará o 3ds Max 2012, permitindo gerar imagens realistas em pouquíssimo temo, se você tiver uma boa placa de vídeo.
  • UVW Unwrapping: Novos algoritmos de controle para mapeamento UV permitem que trabalhar de maneira mais eficiente com a planificação de modelos complexos no 3ds Max 2012.
  • Sculpting and Painting: Novos procedimentos para as ferramentas de escultura permitem que os artistas 3d controlem de maneira mais eficiente a influência das opções para escultura no 3ds Max 2012.

Essas são algumas das novidades que a Autodesk já publicou, e a que mais me chamou a atenção foi a tecnologia Nitrous para exibir detalhes de modelos 3d direto na interface. A necessidade de placas de vídeo poderosas pode ser impedimento para a adoção da tecnologia, mas com a popularização desse tipo de equipamento, será que iremos editar modelos praticamente renderizados no futuro?

Assim que tiver mais novidades sobre o 3ds Max 2012, publico aqui.