Assim como aconteceu no artigo anterior, a Autodesk colocou no conjunto de softwares que deve receber atualizações agora em Março o Maya que chega a sua versão 2012. As melhorias no software são em parte semelhantes que já vimos no 3ds Max 2012, como o aparecimento de simulações usando o PhysX que trabalham com Rigid-Body direto na Viewport do software com excelente performance. Além disso, o conceito usado para apresentar detalhes sobre as cenas direto na Viewport também foi utilizado com o uso do Viewport 2.0.

Os vídeos abaixo mostram alguns desses novos recursos que já foram divulgados pela Autodesk. A lista completa de novidades do Maya 2012, pode ser conferida no link indicado.

Essa é a lista com as novidades do Maya 2012, e suas respectivas explicações:

  • Viewport 2.0: Assim como acontece com o 3ds Max 2012, o Maya 2012 recebe melhorias na visualização de cenas e modelos na Viewport com a opção de mostrar efeitos óticos como DoF e outros.
  • Node-based Render Passes: Agora é possível criar e editar composições de efeitos com base em nós, e dar a saída como se fosse uma imagem renderizada, aproveitando os recursos do mental ray.
  • Editable Motion Trails: Lembram do artigo em que mostrei um estudo na interface do Maya que propunha o uso de linhas para ajustar o timing de animação? O recurso deve ter agradado tanto que entrou na lista dos destaques para o Maya 2012.
  • Sequencer: O sequenciador do Maya foi melhorado e permite trabalhar melhor com a montagem de pequenas seqüências de animação, e a organização de animações.
  • Substance Smart Textures: Mesma coleção de texturas que foi adicionada ao 3ds Max 2012, também aparece no Maya 2012.
  • Craft Animation Tools: Aqui temos uma adição muito interessante para o Maya 2012. A empresa chamada Craft Animation é especializada em desenvolver soluções para animação de veículos e também sistemas de câmeras. Nessa atualização o Maya deve receber dois sistemas para simular animações com carros e aviões da Craft, além de opções mais realistas para movimento e controle de câmeras. São modelos prontos semelhantes ao que temos no 3ds Max com o CAT só que para veículos.
  • New Simulation Options: O sistema de simulação física do Maya que já era bom recebeu melhorias, como o uso da tecnologia PhysX da NVidia, e também incrementos na representação de fluidos e no sistema NUCLEOS.

Agora só nos resta esperar pelo lançamento do software em Março, e sua posterior disponibilização no sistema acadêmico da Autodesk, para que seja possível criar tutoriais e preparar material já usando o Maya 2012.