O uso de vegetação em projetos que envolvem modelagem 3d e render sempre é motivo de preocupação para artistas 3d, pois nesse tipo de situação é necessário encontrar uma solução que equilibre o resultado visual realista com o baixo carregamento do projeto. Com árvores baseadas em geometria isso sempre acaba acontecendo, por isso sempre recomendo o uso de outros artifícios para simular vegetação como é o caso do uso das texturas com canal alpha. Nesse caso, as texturas são aplicadas sobre um plano e os pixels ao redor da vegetação sendo transparentes, permitem gerar um efeito excelente de vegetação em projetos. Esse tipo de textura que já apresenta um canal alpha ou máscaras para permitir a remoção dos pixels ao seu redor é conhecida como Cutout image. Já recomendei várias bibliotecas gratuitas de árvores no estilo Cutout.

Mas, e quando o projeto exige que as árvores sejam representadas com geometria?

Nesse caso é impossível não recorrer a modelos que usem baixa quantidade de polígonos para reduzir o carregamento no projeto. Essa semana encontrei uma excelente biblioteca de vegetação gratuita para download, que pode ajudar muito nessas horas.

biblioteca-gratuita-arvores

O material é próprio para uso em ambientes de jogos 3d, mas podemos utilizar as árvores e outros tipos de vegetação em praticamente qualquer tio de projeto. Os arquivos estão na parte chamada de Freebies do web site e podem ser copiadas em diversos formatos, sendo que um deles é o OBJ que permite o uso das árvores nos mais diferentes softwares 3d. As árvores e vegetação baseadas em geometria apresentam diversas vantagens em relação as texturas, embora ainda prefira muito mais as texturas. Essas são algumas dessas vantagens:

  • Permite gerar sombras próprias nas folhas das árvores;
  • Responde muito bem as diferenças de iluminação;
  • Nas cenas em que a câmera fica próxima dos objetos, o resultado visual é muito melhor;
  • Volume aprimorado no sombreamento da cena.

Recomendo que esse tipo de recurso só seja usado em projetos quando for impreterível que alguma das características listadas como vantagem, seja perceptível pelas pessoas que devem visualizar o projeto. Caso contrário, permaneça tentando usar ao máximo texturas para simular vegetação para evitar problemas de carregamento nos arquivos.