Na manipulação de objetos 3d para renderização é muito comum recorrer ao uso de geometria para representar objetos como é o caso de vegetação, ou mesmo outros elementos que povoa o cenário. Nesse caso o uso de tecnologias e técnicas que reduzam o carregamento da cena durante o render é de fundamental importância, para evitar que a cena se torne difícil de editar. Já faz certo tempo que alguns renderizadores suportam uma técnica chamada de instanciamento, em que os elementos repetidos na cena são duplicados no render e seu carregamento na memória do computador é mínimo. Os nomes podem variar um pouco, mas o procedimento usado é muito parecido.

Ao que parece, chegou a vez do YafaRay suportar esse tipo de procedimento para o render segundo relatos dos usuários que checaram a lista com as novidades sobre o YafaRay, e divulgaram no fórum de usuários do software que existe uma opção para usar intanciamento. O que isso significa na prática? A imagem abaixo mostra bem o resultado da aplicação desse tipo de técnica, que permite literalmente adicionar centenas de objetos na renderização com consequências mínimas para o carregamento da cena.

Blender-YafaRay-Instancing.jpg

Repare que o destaque para as imagens fica pela quantidade de objetos presentes nas cenas, que poderiam muito bem deixar a própria manipulação dos arquivos inviáveis, dependendo do hardware usado para a tarefa.

Para quem quiser testar o método, existe uma versão de testes do YafaRay para o Windows 64 Bits que pode ser copiada direto do link que leva ao fórum do YafaRay.

Apesar de ser uma técnica promissora para quem usa o YafaRay para renderizar projetos com o Blender, ainda não podemos comemorar e caçar uma versão de testes, pois segundo relatos de outros usuários na mesma parte do fórum, o algoritmo do instanciamento no YafaRay ainda precisa de ajustes para reduzir o consumo de memória. O problema é o método de aceleração usado para o instanciamento no YafaRay que é o kdtree.

Se você utiliza o YafaRay para renderizar projetos com grande quantidade de elementos, pode ficar animado com esses novos recursos, sabendo que o software está recebendo atualizações significativas em termos de recursos.