Tutorial AutoCAD: Usando o Array polar

O uso de ferramentas que facilitem a distribuição de elementos em projetos sempre é de grande ajuda em qualquer área, e quando falamos na parte de desenho 2d a coisa não muda de figura. Ainda me recordo da época em que ministrava mais cursos de AutoCAD para pessoas que não tinham experiência com modelagem 3d e aprendiam o funcionamento da ferramenta chamada de Array. Depois quando essas mesmas pessoas partiam para projetos em 3d sentiam falta da flexibilidade que o Array do AutoCAD oferecia. Existem até mesmo dois tipos diferentes de Array no AutoCAD que podem ser tanto 2d como 3d.

Mas, um dos modos mais úteis no Array do AutoCAD é que chamamos de Array polar, que consegue distribuir objetos com base em um ponto de referência e rotações. Essa ferramenta é extremamente útil na distribuição de objetos que perfazem uma linha em forma de arco ou círculo. Como funciona essa ferramenta no AutoCAD? O vídeo abaixo mostra o funcionamento do Array polar no AutoCAD, e pode servir de guia para quem possui o software, mas nunca teve a oportunidade de usar o Array polar.

O tutorial mostra o funcionamento do painel de configuração do Array no AutoCAD, que permite fazer diversas seleções e opções para o funcionamento da ferramenta. Por exemplo, nesse painel é possível escolher quais os elementos que devem fazer parte do Array e também o local do ponto de referência do Array polar, usado para distribuir as cópias ao redor de um ponto central. O procedimento é relativamente simples, e envolve o ajuste das seguintes informações:

  • Seleção dos objetos que participam do Array
  • Escolha do ponto usado para as cópias
  • Número de cópias que devem ser geradas pelo Array
  • Ângulo de rotação usado pelo Array

Antigamente essas opções era todas informadas usando apenas a linha de comando do AutoCAD.

Como você pode perceber, o uso do Array polar é de grande ajuda para projetos tanto em 2d como 3d, pois é perfeitamente possível aplicar a mesma ferramenta com o modelos 3d. Por exemplo, se tivermos uma cena repleta de cadeiras em 3d, que precisam ser distribuídas ao redor de uma mesa. O Array polar do AutoCAD resolve esse tipo de problema de maneira bem simples, sendo de conhecimento obrigatório para qualquer pessoa que trabalhe com o software.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial AutoCAD: Usando o Array polar”

  1. Oi Allan estou atualmente trabalhando com o cad 2012, e a caixa do comando Array não abre, tenho que fazer tudo em linhas de comando, existe alguma configuração para que a caixa apareça.
    Obrigado

  2. Bom dia Allan,
    Estou trabalhando com o CAD e preciso de uma informação preciosa.
    Abaixo explico a situação.

    Eu criei uma pline que possui um caminho com retas e curvas aleatórias, sem padrão.
    Nessa linha a cada 4 metros eu gostaria de inserir um mesmo bloco.
    Imagine como se fosse uma rodovia e eu precisasse inserir os tachões refletidos no centro da mesma.
    Acredito que haja um jeito bem fácil para criar isso, só que eu não consegui descobrir como fazer.

    Desde ja lhe agradeço o esforço,

    Att.
    Doglas Piazzetta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *