No processo de produção de animações o planejamento de todo o fluxo de trabalho é de fundamental importância, para evitar problemas durante a criação e também evitar dificuldades na finalização. Apesar da enfase na parte de preparação da animação usando storybards e roteiros, poucas são as pessoas que e preocupam com a finalização da animação, principalmente quando falamos de render. Já tive a oportunidade de participar de projetos que mudaram completamente devido ao render, pois o uso de efeitos avançados de iluminação e materiais acarretavam tempos de render muito altos. Com tempos de render altos o risco de entregar o projeto atrasado é muito grande. Para reduzir o tempo de render sem perder resolução, a solução é remover efeitos e até mesmo geometria extra da cena.

Nesse tipo de situação é interessante recorrer a serviços conhecidos como Render Farms, que são estruturas com centenas de computadores que permitem distribuir o render em várias máquinas, resultando na diminuição drástica no tempo de render. Hoje existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, permitindo até mesmo que projetos com orçamento pequeno possam se beneficiar desse tipo de estrutura.

blender-yafaray.jpg

Na semana passada fui contatado pelo representante de uma dessas empresas chamada de Core Farm, especializada no render de projetos usando o Blender e YafaRay. O serviço é voltado exclusivamente para usuários do Blender, e como forma de ajudar na divulgação do serviço o pessoal do Core Farm está oferecendo um desconto para os leitores do allanbrito.com! Caso voce utilize o serviço e informe o código ALLANBRITO no momento do registro, estará garantindo um desconto de 20% no valor do render. Esse código é valido para utilização por 30 dias a partir dessa data.

O uso de uma render farm é ideal para projetos grandes, mas deve ser bem planejado também para evitar surpresas, principalmente no que se refere ao custo total da renderização. Como meta para trabalhar sem surpresas no final do projeto, voce pode planejar um tempo de render alvo e organizar o projeto de maneira a chegar nesse tempo. Por exemplo, se o tempo de render alvo for 2 minutos por frame e o projeto estiver com tempo de 5 minutos, voce sabe que precisa otimizar o render para cortar 3 minutos do render em cada frame.