Os modelos de mobiliário são essenciais para qualquer projeto que envolva a visualização de ambientes internos, pois é com esse tipo de objeto que podemos economizar várias horas de trabalho, aproveitando modelos oriundos de bibliotecas de móveis já prontos para uso. Mas, para conseguir reunir uma boa biblioteca, principalmente com a densidade de polígonos necessária para gerar imagens de qualidade, é preciso gastar um bom tempo modelando ou então comprar esse tipo de modelo já pronto. Os modelos de móveis com grande densidade de polígonos são mais raros de encontrar em bibliotecas gratuitas, devido ao trabalho demandado para gerar esse tipo de objeto.

Mas, o que você acharia de aprender a técnica necessária para gerar seus próprios modelos de móveis com grande densidade de polígonos? Nos últimos dias encontrei um tutorial muito bom sobre modelagem de móveis detalhados, usando técnicas de criação baseadas apenas em polígonos. O tutorial abaixo mostra como criar uma cadeira bem comum chamada de Bantam Armchair, e que pode ser o ponto de partida para que você crie sua própria biblioteca de móveis detalhados.

bantam-armchair.jpg

O tutorial usa o 3ds max, mas pode ser usado em praticamente qualquer software que apresente boas técnicas de modelagem poligonal.

Tutorial – High Poly Furniture in 3d Studio Max from A 2 Z on Vimeo.

No tutorial o autor começa usando o primórdio de muitos dos guias de modelagem poligonal que é um cubo. Com esse cubo o artista vai deformando a sua estrutura para conseguir adicionar detalhes e outros elementos importantes para gerar os detalhes necessários para gerar a cadeira. Um ponto interessante, e que você deve usar para focar sua atenção, é que o artista trabalha muito com basicamente três ferramentas:

  • Extrude
  • Bevel
  • Chamfer

As ferramentas bevel e chamfer são muito trabalhadas nas arestas da cadeira, para que seja possível criar os efeitos de costura nas bordas da cadeira, que nesse caso são muito importantes para a percepção geral do realismo do modelo 3d. O uso desse tipo de técnica para projetos que usem realismo fotográfico é fundamental para que a qualidade dos modelos aliada a iluminação, possa realmente passar a impressão para quem observa a imagem de que o ambiente é real.

Se você não possui esse tipo de modelo na sua biblioteca, talvez seja o momento de começar a pensar em produzir alguns modelos assim, pois nunca sabemos quando será necessário utilizar algo assim em projetos.