A modelagem de objetos ou cenários em softwares como o Blender é um exercício constante de repetição repleto de tentativas de organizar a malha 3d, usando as melhores opções para resolver a topologia. Essa topologia pode representar as mais variadas superfícies e objetos, sendo o artista o responsável pela sua organização e aplicação correta. Uma coisa que sempre recomendo para meus alunos em aulas sobre modelagem, é a procura por material de outros artistas para fazer comparações sobre a resolução de alguns problemas de modelagem. A comparação de técnicas é uma importante ferramenta de aprendizado, pois permite que pessoas sem muita experiência na área possam descobrir novos meios de resolver problemas de modelagem 3d.

Para ajudar as pessoas que gostariam de fazer esse tipo de comparação no Blender, encontrei nos últimos dias dois modelos 3d em escalas diferentes que podem ser de grande ajuda no aprendizado de modelagem 3d. Os modelos consistem em uma poltrona completa criada com o Blender, obra do designer Heriton Gonçalves que é brasileiro e postou o arquivo para download no seu blog já faz algum tempo. Esse tipo de modelo é excelente como parte da biblioteca de mobiliário de artistas que queiram usar o Blender como ferramenta para criar visualização para arquitetura. O download da poltrona pode ser feito visitando o blog do artista.

free-armchair.jpg

O segundo modelo gratuito para download é uma cena completa formada por uma fachada de casa rústica com móveis urbanos e detalhes, que deixam a cena uma verdadeira jóia para quem está aprendendo modelagem 3d. O arquivo foi publicado pelo artista Milan Stankovic no Blenderartists e pode ser copiado de maneira gratuita, e o mesmo está disponível sob uma licença creative commons.

free-scene-download-architecture.jpg

Essa cena apresenta diversos itens com complexidade demasiadamente complexa como telhado e as pedras da calçada que ajudam a atribuir o contexto rústico a cena.

Se você quiser melhorar as suas técnicas de modelagem, recomendo o download dos arquivos e a sua análise metódica, sempre procurando identificar a técnica usada pelos artistas, comparando com o que você faria para criar a mesma estrutura. Assim podemos entender e comparar os procedimentos e decidir o que melhor se encaixa dentro das nossas necessidades.