A criação de ambientes internos no SketchUp com o objetivo de renderizar imagens com altos níveis de realismo acaba sempre em renderizadores comerciais. Ainda é escassa a oferta de renderizadores gratuitos que ofereçam o mesmo nível de qualidade para softwares como o V-Ray. Já existem projetos para criar scripts para exportar projetos para o YafaRay e LuxRender, mas ainda estão longe de conseguir manipular cenas complexas e gerar imagens que estejam dentro dos requisitos de qualidade para projetos comerciais. Se você está investindo o seu tempo no estudo do V-Ray para o SketchUp como solução pare configurar seus projetos de visualização para arquitetura, encontrei uma série de vídeos gratuitos sobre a configuração do V-Ray para SketchUp. Os vídeos mostram o que é necessário ajustar no V-Ray para conseguir gerar a imagem abaixo.

Os vídeos foram publicados no inicio do ano nos fóruns de usuários do V-Ray para SketchUp da antiga ASGVIS, que hoje é a Chaos Group USA, resultado da compra da empresa americana pelos desenvolvedores do V-Ray.

O tutorial como um todo é dividido em dez vídeos que mostram diversos aspectos do desenvolvimento desse projeto. O primeiro vídeo tem como objetivo apresentar o projeto e mostrar detalhes do modelo 3d que devem ser abordados dentro do contexto da renderização. Os outros nove vídeos é que são importantes para mostrar o desenvolvimento e configuração do V-Ray no SketchUp.

São três vídeos explicando o processo de ajustes para iluminação que abordam a luz do ambiente e também a parte interna, quatro vídeos para os ajustes de materiais e os dois últimos descrevem o processo de pós-produção e finalização de toda a imagem. Para quem está com o V-Ray para SketchUp já faz tempo e não conseguiu produzir nenhum tipo de imagem realista até agora, esse conjunto de tutoriais é de grande ajuda! A parte negativa do download é que o autor publicou o material em um daqueles serviços de hospedagem de arquivos que limita a cópia dos arquivos caso você não seja usuário “premium” do sistema. Isso atrasa um pouco o download, mas vale a pena esperar um pouco e copiar todo o material.