A época do ano em que os responsáveis pela manutenção de projetos envolvendo software de código aberto podem fazer uso do Google Summer of Code, para ajudar no desenvolvimento de funcionalidades para seus projetos esta chegando. Para quem não conhece, o Google Summer of Code é uma iniciativa do Google que financia o trabalho de estudantes universitários da área de informática, que estão em férias no verão do hemisfério norte, para que eles desenvolvam ferramentas ou melhorias para projetos de software aberto.

Todos os anos a Fundação Blender é aceita no Summer of Code e podemos acompanhar a criação de diversas ferramentas e melhorias para o Blender, algumas delas infelizmente nunca chegam a ser concluídas, mas é um grande incentivo para que outras pessoas continuem o trabalho. Como assim não foram concluídas? O fato do Blender ter sido aceito e com projetos aprovados não é garantia de que os mesmos sejam concluídos. É importante lembrar que o projeto é baseado no incentivo aos estudantes, e não existe um contrato formal para terminar os projetos.

GSoC2011.png

A lista de idéias para o Blender no SoC 2011 pode ser conferia nesse endereço, e pelo que podemos verificar na página, a grande maioria dos projetos está relacionada com a melhoria de alguma ferramenta já existente no Blender 2.5, mas que poderia receber correções. Mas, ainda existe espaço para novas idéias como o uso de um sistema integrado de câmera tracking, que já foi mencionado aqui no blog.

Essa é uma lista com alguns dos projetos que podem ser submetidos como parte do SoC 2011:

  • Melhorias nas ferramentas de retopologia
  • Melhorias nas ferramentas de escultura
  • Implementar o Mesh Quilting
  • Melhorar ferramentas de mapeamento UV
  • Criação automática de Seams para mapeamento UV
  • Melhorias no sistema de Skinning e Weight Paint
  • Melhorar a manipulação de arquivos oriundos de captura de movimento
  • Adicionar um sistema de camera tracking
  • Sistema de nós para os blocos de lógica

Apesar de serem apenas idéias, podemos ter uma boa noção do que esperar desse SoC 2011.

Outro software que usamos bastante junto com o Blender, infelizmenet não foi aceito para participar do Summer of Code esse ano. A equipe do YafaRay até submeteu a inscrição, mas por algum motivo ela foi recusada pelo pessoal que organiza o projeto.