A modelagem 3d com base em polígonos é uma das técnicas mais usadas para elaborar modelos 3d, devido a sua simplicidade e facilidade de manipulação. Essa facilidade acaba fazendo com que todas as ferramentas 3d ofereçam uma boa gama de opções para trabalhar com esse tipo de modelagem. Como essa é a técnica mais usada para criar objetos em 3d, sempre foco as minhas aulas de modelagem nesse tipo de procedimento, pois o conhecimento sobre modelagem poligonal é universal, e com apenas pequenas adaptações é possível migrar de software de maneira muito fácil.

Por exemplo, as técnicas de modelagem poligonal envolvem ferramentas universais como Extrude, Cut, Mirror, Ferramentas de transformação e muitas outras que estão disponíveis em praticamente todos os softwares. É por esse motivo que sempre assisto vídeos demonstrando a modelagem baseada em polígonos, pois a técnica pode ser adaptada para outras ferramentas sem grandes problemas.

Se você quiser assistir uma sequencia de tutoriais que mostram a modelagem de um quarto no Maya, compilei uma playlist do Youtube que é composta por um total de X vídeos. Os vídeos não abordam absolutamente nada além da modelagem dos objetos que fazem parte do quarto, sem entrar no mérito da configuração de materiais ou render.

As ferramentas de modelagem poligonal não são diferentes das existentes em softwares como o Blender ou 3ds Max, e qualquer artista com conhecimento básico sobre a manipulação das viewports desses softwares pode adaptar a técnica para outros ambientes.

O modelo resultante é de categoria mediada, apresentando muitos detalhes e até mesmo elementos em escala menor como é o caso dos objetos espalhados sobre superfícies como a cama ou mesas.

Esse é o tipo de recurso de aprendizado universal que pode servir para qualquer tipo de software, basta que você já tenha algum conhecimento sobre o funcionamento da ferramenta 3d escolhida, e apenas assistindo os procedimentos usados para criar o objeto, reproduzir os objetos usando o que você já conhece. Caso sua ferramenta seja o Maya ficará ainda mais fácil, mas já tentei reproduzir alguns desses elementos no Blender e todos os objetos que tentei reproduzir foram criados sem grandes problemas.