O anuncio do Blender 2.57 para o final de março parece que está seguindo religiosamente o cronograma da Fundação Blender, e ontem mesmo tivemos as versões Release Candidate que são muito próximas as versões finais do software disponibilizadas para download. Sim, você já pode fazer o download do Blender 2.57 RC para fins de teste e avaliar se existe algum tipo de problema, antes que a versão final esteja disponível. O significado dessa versão para todo o desenvolvimento do Blender 2.5 é muito importante, pois marca a primeira vez que teremos um Blender 2.5 sem no nome “Beta” acrescentando o estigma de algo ainda em desenvolvimento. O Blender 2.57 será a primeira versão estável na seqüência de lançamentos desde o primeiro Alpha que foi disponibilizado na metade do ano passado.

Se você quiser testar o software e verificar o funcionamento do Blender 2.57, visite o link indicado no primeiro parágrafo desse texto e aproveite.

Junto desse lançamento, o Instituto Blender divulgou dois novos DVDs de treinamento criados por artistas que participaram do projeto Sintel. Os treinamentos tem públicos e objetivos bem diferentes, sendo um sobre modelagem de personagens e outro com pintura digital. A parte de pintura digital deve interessar as pessoas que gostariam de desenvolver suas habilidades artísticas com foco na produção em 3d. É um pouco semelhante ao que já vimos no DVD Chaos & Evolution que é do mesmo autor.

O outro DVD parece mais interessante para os usuários do Blender de maneira geral, pois é um workshop de modelagem com foco em personagens. A artista Angela Guenette que particiou do projeto Sintel, mostra todos os procedimentos necessários para criar uma personagem feminina chamada Blenderella. Para que você tenha uma idéia de como será esse treinamento, o instituto publicou um pequeno vídeo que mostra o desenvolvimento desse personagem:

A previsão para o lançamento desses DVDs é na metade de abril, e já estou reservando as minhas cópias!

Esses materiais de treinamento são lançados com o intuito de ajudar na manutenção da Fundação Blender e ajudar a custear os futuros projetos de animações, e até mesmo o desenvolvimento do software. Portanto, se você é usuário do Blender e gosta do software, recomendo muito a compra pela qualidade do material e também pela possibilidade de ajudar no desenvolvimento do Blender.