Os modelos 3d criados com softwares como o SketchUp podem muito bem servir para a parte de visualização dos projetos, mas também tem outra serventia que é a visualização em vistas dos objetos. Esse tipo de visualização é muito comum quando usamos os modelos 3d como base para gerar cortes e outros tipos de vista. Sem o auxílio de nenhuma ferramenta especializada, o desenho desse tipo de vista é feito praticamente de maneira manual. Mas, para quem usa o SketchUp para gerar esse tipo de visualização em vista ortogonal, encontrei um plugin gratuito que pode ajudar significativamente a gerar vistas ortogonais usando modelos 3d.

Esse plugin é o Silhouette To Plane que pode ser copiado de maneira gratuita nos fórums Sketchucation, bastando apenas que você seja usuário registrado no fórum.

O funcionamento do plugin é muito simples, e a imagem abaixo vai explicar de maneira muito mais clara o funcionamento do Silhouette To Plane. Repare que existe um modelo 3d formado por várias peças de mobiliário, e que a forma desses móveis é projetada sobre um plano imaginário, resultando em nada mais que uma vista ortogonal dos móveis.

Silhouette-To-Plane-SketchUp.gif

Para conseguir criar essas projeções é necessário trabalhar com um plano do próprio SketchUp, que é usado como o plano de projeção. É necessário posicionar esse plano no local em que as projeções devem ser criadas. Na nomenclatura do plugin esse é o chamado Workplane que funciona como referência para gerar as silhuetas dos objetos. Ainda é possível fazer outros tipos de projeção com o uso apenas das linhas de contorno dos objetos.

A criação dessas vistas ortogonais pode ser usada para gerar formas 2d usando praticamente qualquer tipo de elemento 3d, inclusive os que podem ser copiados de maneira gratuita no 3D Warehouse do SketchUp. Com isso, um artista pode fazer o download de diversos móveis no warehouse e depois de posicionar dentro do projeto esses móveis, pode gerar as vistas ortogonais usando as opções do plugin para usar em pranchas destinadas a impressão.

É evidente que os usuários do SketchUp Pro que tem a disposição do LayOut devem adorar esse plugin, mas até os usuários da versão gratuita podem aproveitar para gerar vistas dos objetos 3d.