A ferramenta Array do AutoCAD é uma das mais importantes para agilizar e permitir a criação de pranchas complexas em desenho técnico. Assim como acontece na modelagem 3d, o uso do Array ajuda a distribuir vários elementos de desenho sobre vastas áreas. Por exemplo, podemos usar o Array para distribuir blocos de cadeiras dentro de um teatro ou cinema, ou então fazer operações mais simples como adicionar vários carros em vagas de estacionamento de maneira aleatória. O Array ajuda em todas essas tarefas, mas até pouco tempo atrás não existia uma solução rápida para trabalhar com o Array usando caminhos não regulares.

O AutoCAD 2012 mostra uma ótima evolução da ferramenta Array para desenho técnico, que é a opção de usar o Array junto com um caminho. Isso permite fazer a distribuição das cópias dos objetos diretamente sobre o caminho. O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento do Array usando caminhos no AutoCAD 2012, e várias das suas opções.

Se você é uma das pessoas que está usando o AutoCAD 2012, vai gostar de conferir no vídeo algumas das novidades sobre o software que podem ajudar no desenho técnico. Por exemplo, ao usar o Array para distribuir entidades de desenho sobre uma curva, podemos usar o próprio cursor do mouse para encontrar a distribuição mais adequada. Para quem não tinha mais certeza do número de cópias, não será mais necessário fazer testes com várias tentativas até encontrar o valor ideal.

Outro ponto interessante é o uso dos comandos Divide e Measure junto com o Array, que ajudam a distribuir as cópias usando valores exatos ou então distâncias fixas entre os objetos. Antigamente esse tipo de operação exigia o uso do comando em separado, considerando que o objeto distribuído fosse um bloco do AutoCAD.

Apesar da polêmica com a remoção do painel do Array nessa nova versão do AutoCAD, a ferramenta está com novidades interessantes para usuários que precisam dele para trabalhar. Já existem até mesmo projetos de módulos e plugins para restaurar algumas das funções do Array que foram removidas pela Autodesk, como é o caso do Classic Array.

Caso você se interesse, pode aprender como fazer o download gratuito do AutoCAD 2012, nesse endereço.