AutoCAD 2012: Usando o Array em caminhos

A ferramenta Array do AutoCAD é uma das mais importantes para agilizar e permitir a criação de pranchas complexas em desenho técnico. Assim como acontece na modelagem 3d, o uso do Array ajuda a distribuir vários elementos de desenho sobre vastas áreas. Por exemplo, podemos usar o Array para distribuir blocos de cadeiras dentro de um teatro ou cinema, ou então fazer operações mais simples como adicionar vários carros em vagas de estacionamento de maneira aleatória. O Array ajuda em todas essas tarefas, mas até pouco tempo atrás não existia uma solução rápida para trabalhar com o Array usando caminhos não regulares.

O AutoCAD 2012 mostra uma ótima evolução da ferramenta Array para desenho técnico, que é a opção de usar o Array junto com um caminho. Isso permite fazer a distribuição das cópias dos objetos diretamente sobre o caminho. O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento do Array usando caminhos no AutoCAD 2012, e várias das suas opções.

Se você é uma das pessoas que está usando o AutoCAD 2012, vai gostar de conferir no vídeo algumas das novidades sobre o software que podem ajudar no desenho técnico. Por exemplo, ao usar o Array para distribuir entidades de desenho sobre uma curva, podemos usar o próprio cursor do mouse para encontrar a distribuição mais adequada. Para quem não tinha mais certeza do número de cópias, não será mais necessário fazer testes com várias tentativas até encontrar o valor ideal.

Outro ponto interessante é o uso dos comandos Divide e Measure junto com o Array, que ajudam a distribuir as cópias usando valores exatos ou então distâncias fixas entre os objetos. Antigamente esse tipo de operação exigia o uso do comando em separado, considerando que o objeto distribuído fosse um bloco do AutoCAD.

Apesar da polêmica com a remoção do painel do Array nessa nova versão do AutoCAD, a ferramenta está com novidades interessantes para usuários que precisam dele para trabalhar. Já existem até mesmo projetos de módulos e plugins para restaurar algumas das funções do Array que foram removidas pela Autodesk, como é o caso do Classic Array.

Caso você se interesse, pode aprender como fazer o download gratuito do AutoCAD 2012, nesse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “AutoCAD 2012: Usando o Array em caminhos”

  1. A remoção do painel do Array foi um enorme erro da Autodesk, espero que voltem na versão 2013 pois para mim era de grande serventia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *