Um dos tipos de tutorial que nunca me canso de assistir são os relacionados com a criação baseada em polígonos, pois todos os softwares 3d trabalham com esse tipo de modelagem e a possibilidade de aplicar as técnicas de um tutorial em qualquer software são muito boas. Por isso, sempre que encontro alguma coisa relacionada com modelagem desse tipo assisto, e caso seja um bom tutorial publico aqui no blog como recomendação. Na última semana mesme comecei a assistir uma série de vídeos que mostram o processo de modelagem de um Boeing 737, usando apenas modelagem poligonal. Ainda não publiquei o link, pois a sequencia de vídeos é bem longa, apresentando um total de 80 partes! Como ainda não cheguei nem na metade disso, ainda estou esperando para ter certeza se o material é bom antes de publicar.

Mas, hoje a minha recomendação é para um tutorial mais simples tanto em termos de aprofundamento de técnica como na escala, se compararmos com um Boeing. O tutorial abaixo é sobre a criação de um abajur no 3ds max 2011, usando a velha e boa modelagem poligonal.

O procedimento usado no vídeo pode ser expandido para praticamente qualquer ferramenta 3d, bastando para isso que você tenha um conhecimento mínimo sobre o funcionamento da ferramenta desejada.

O autor do vídeo começa o projeto usando uma imagem de referência colocada no plano de fundo da cena, para ajudar a controlar as proporções de todo o projeto e ajudar na modelagem. A parte básica da forma usa como ponto de partida uma primitiva geométrica, assim como acontece com todos os objetos que são criados usando modelagem poligonal, nesse caso a chamada subdivisão. O abajur começa com base em um cilindro que é deformado, para atingir a forma básica do objeto.

Com o cilindro selecionado, o processo consiste basicamente no uso de ferramentas de transformação que atribuem a forma desejada ao objeto com base na sua imagem de fundo. As ferramentas básicas de transformação nesse caso são as de mover, girar e escalonar os vértices dos polígonos.

Mesmo tendo como objeto alvo algo tão simples como um abajur, o tutorial deve ajudar aos artistas que estão querendo aprender mais sobre o processo de criação baseado em polígonos. A mesma técnica pode ser usada para modelagem do abajur em praticamente qualquer software 3d.