A criação de cenários para animação 3d pode ser uma tarefa realmente complicada quando objeto da modelagem começa a receber elementos com pequenos detalhes. Esse é o caso dos projetos que apresentam cenários urbanos, fazendo com que artistas 3d literalmente estudem um pouco de arquitetura e desenho técnico para conseguir reproduzir de maneira satisfatória o ambiente da animação. Um dos tipos mais trabalhos de mobiliário urbano são as escadas, que podem apresentar o mesmo nível de detalhamento das formas encontradas em projetos para arquitetura.

Dependendo do software que você usar para criar as escadas, o processo pode ser mais ou menos complicado, pois alguns desses softwares apresentam facilidades como scripts ou rotinas prontas para gerar escadarias. No Blender 2.5 ainda não existe nenhuma rotina pronta para gerar esse tipo de objeto, mas é apenas questão de tempo até que os scripts que existiam para a versão 2.49 sejam adaptadas para o 2.5.

Para os que usam o Blender 2.5 e gostariam de aprender o procedimento para modelar uma boa sequencia de escadas, encontrei um tutorial muito interessante que mostra o processo completo de criação desse tipo de objeto, usando modelagem poligonal como base.

O Vídeo é muito detalhado e mostra a criação de um conjunto composto de escadas, que será útil para artistas interessados nos mais variados cenários que vão desde a arquitetura até o design de cenários para jogos. A parte estrutural das escadas é abordada de maneira ideal para quem está aprendendo a criar esse tipo de estrutura, pois são gerados elementos da escada como corrimão e guarda-corpo usando a estrutura de polígonos do Blender. É nesse tipo de detalhamento que residem a grande maioria das dúvidas sobre modelagem 3d de escadarias. A quantidade de detalhes da parte relacionada com a grade do corrimão, pode adicionar um bom tempo na modelagem da escada.

A cópia das escadarias é feita usando o modificador Array do Blender, para gerar vários níveis e patamares de escadas.

No final do vídeo ainda podemos acompanhar o autor do material mostrando como trabalhar com a parte de composição do Blender, para gerar imagens usando efeitos que só poderíamos aplicar usando ferramentas como o GIMP ou Photoshop.