Tutorial Blender: Usando os Quick Effect Operators

O Blender 2.57 está quase pronto para trazer as todos os usuários e artistas as ferramentas da versão 2.5 sem o rótulo beta, significando um software estável para usar em seus projetos. Junto com o Blender 2.57 foi apresentada uma nova maneira de adicionar efeitos em objetos dentro do Blender, que são os chamados Quick Effect Operators. A função do Quick Effect Operators é bem simples, sendo responsáveis pela aplicação rápida de efeitos como fumaça, pelos e fluidos. Para quem já teve a oportunidade de usar algum desses efeitos no Blender, sabe que em todos os casos é necessário adicionar vários objetos para gerar o efeito. Por exemplo, para criar fluidos é preciso gerar um objeto que será o domínio e outro que será o fluido.

Com o uso dos Quick Operators, podemos evitar esse tipo de trabalho e criar esses efeitos de maneira rápida. Como funciona? O vídeo abaixo que gravei usando a versão 2.57 RC2 do Blender mostra o funcionamento desses operadores.

Para usar os operadores, basta selecionar um objeto qualquer na 3D View e com a barra de espaço acionar o campo de busca do Blender. Assim que o campo de buscar estiver habilitado, podemos digitar:

  • Make smoke
  • Make fluid
  • Make fur

Para gerar um dos respectivos efeitos. Todos os efeitos são adicionados de maneira automática, o que faz necessário a alteração de parâmetros para ajustar as características de todos esses efeitos. A idéia é interessante e provavelmente será expandida em futuras atualizações do Blender, permitindo o uso desse tipo de operador com mais ferramentas. Por exemplo, elementos complexos usando outros tipos de simulação como o Softbody ou mesmo Cloth poderiam entrar na lista dos Quick Effect Operators. Já pensou modelar um objeto e usar um possível operador Make cloth? As possibilidades para esse tipo de atalho são bem vastas!

O Blender 2.57 deve ser lançado nos próximos dias na sua versão estável! Você pode fazer o download dele nesse endereço.

Esse vídeo marca o meu retorno a gravação de tutoriais com o Blender, que estavam paradas desde a metade do ano passado. Já faz um tempo que o equipamento usado para gravar esses vídeos estava com problema, mas agora fiz os upgrades e posso retornar a gravar tutoriais em vídeo sobre Blender e outros softwares.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutorial Blender: Usando os Quick Effect Operators”

  1. Gostei dessa melhoria. Com certeza simplificarão outros processos também.
    Brito, comprei seu livro depois de ler tantos comentários positivos, e vou acompanhar seu site para ficar atualizado. Quero sair do CorelDraw e Photoshop para 3D. Obrigado pela dedicação em manter seus leitores atualizados. Vida longa.

  2. ola, quando adiciono esses efeitos eles naum aparecem na 3dview quando aciono alt+a, o que pode ser? por exemplo na simulaçao de fumaça so aparecem as particulas e naum a fumaça sendo criada como no seu tutorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *