A revista BlenderArt ganhou mais uma edição nos últimos dias, e como acabei ficando ocupado terminando os detalhes do livro sobre jogos com Blender, acabei deixando passar a data exata do lancamento da revistas. Mas, agora que já consegui fazer o download da mesma e ler os artigos, posso divulga para todos os usuários do Blender, e interessados em arte digital a nova edição da revista. Para quem não conhece, a revista BlenderArt é uma publicação independente e gratuita, organizada por artistas e entusiastas da arte digital. Os artigos são direcionados para os usuários do Blender, mas como sempre temos material relacionado as artes em geral, praticamente qualquer artista pode aproveitar os excelentes tutoriais e guias gerais.

A cada nova edição a revista apresenta um tema que é usado para direcionar os artigos da revista, e dessa vez o tema usado foi “Spring is Sprung”. Esse tema significa que os artigos da revista abordam assuntos relacionados a primavera, já que essa é a estação do ano atual no hemisfério norte. Por isso, encontramos material sobre criação de paisagens e vegetação na revista.

blenderart-32.jpg

Como é costume nesse tipo de divulgação, elaborei um pequeno resumo sobre os conteúdos dos artigos para que você possa avaliar o que exatamente aborda essa edição da revista:

  • Criando cenários 2D para um jogo de iPhone chamado Spires;
  • Um jogo em alguns blocos de lógica
  • Modelando um iPhone 4 usando modificadores
  • Usando o modificador Array para criar plantas
  • CanTree – Ferramenta online para gerar árvores

Entre todos os artigos, os que são mais interessantes abordam a criação de material do tipo árvores usando modificadores, ou então o interessantíssimo CanTree que se mostra capaz de gerar vegetação de maneira competente, mesmo sendo um aplicativo online. A única limitação é que o CanTree gera apenas imagens, que precisam ser usadas como texturas em planos, pois o material é gerado no formato png. Mesmo assim, podemos criar uma variedade enorme de árvores.

O download da revista é totalmente gratuito e pode ser realizado nesse endereço. Como já mencionei no inicio do artigo, recomendo o download para as pessoas que usam o Blender, ou tem interesse na área de computação gráfica 3d.